Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19632
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Praça XV de Novembro: os significados da memória
metadata.dc.creator: Junqueira, Ivanilda Aparecida Andrade
metadata.dc.contributor.advisor1: Araújo, Hermetes Reis de
metadata.dc.contributor.referee1: Lopreato, Christina da Silva Roquette
metadata.dc.contributor.referee2: Cardoso, Heloisa Helena Pacheco
metadata.dc.description.resumo: O atual estudo refere-se à análise da história da Praça XV de Novembro, situada na cidade de Prata, Minas Gerais, no período de 1900 a 2002, das transformações ocorridas em seu espaço físico e o que significaram para seus frequentadores no passado e como os influencia no presente, principalmente nos aspectos do trabalho e lazer. As pesquisas se voltaram, principalmente, para a compreensão das transformações sociais decorrentes do desenvolvimento das cidades e que foram responsáveis pelas mudanças nas relações de trabalho e do cotidiano dos frequentadores da praça. Além disso, procura resgatar os significados da memória e da história. Propus-me a investigar os sentimentos dos frequentadores da referida praça quanto à conservação de determinados monumentos históricos, algumas tradições e hábitos que tenham se perdido com o desenvolvimento da cidade e, consequentemente, da praça, observando ainda se, de alguma maneira, esse desenvolvimento interferiu na não preservação da sua história. Em relação ao trabalho, procurei compreender as transformações ocorridas e causadas pela ação de sujeitos que se reapropriaram do espaço da praça com suas barracascomerciais, característica predominante do trabalho autônomo. Entre esses sujeitos encontram-se ex-engraxates que, quando crianças, sentavam-se nos bancos à espera de clientes, sendo que alguns deles permaneceram neste espaço como donos de carrinhos de lanche. Corretores de móveis e imóveis que realizavam suas transações sob a sombra das árvores, além de novos ocupantes do ramo das lanchonetes e motoristas de taxi. Outra perspectiva analisada foi a causa responsável por levar esses trabalhadores a se apropriarem do espaço da praça para desenvolverem ali suas atividades laboriosas e qual sua relação com a atual crise econômica por que passa o país. Quanto à metodologia adotada, optei por trabalhar com fotos antigas, jornais antigos, alguns documentos oficiais do poder público e principalmente com as fontes orais. Contudo, considerando que tais relatos não se organizam de forma linear e contínua, busca-se por meio das recordações, reconstruir a passagem de um tempo a outro, sem no entanto, menosprezar os possíveis problemas inerentes a essa fonte documental.
Notes: Palavras-chave criadas pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU
Keywords: Praça XV de Novembro
Memória
Prata-MG
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Citation: JUNQUEIRA, Ivanilda Aparecida Andrade. Praça XV de Novembro: os significados da memória. 2003. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2003.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19632
Issue Date: 2003
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PracaNovembroSignificados.pdfTCC6.15 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.