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Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Análise de alternativas de dimensionamento de pavimento asfáltico para uma rodovia de alto volume de tráfego
Autor(es): Moraes, Gustavo Henrique Oliveira
Primeiro orientador: Leandro, Rodrigo Pires
Primeiro membro da banca: Georgetti, Giovana Bizão
Segundo membro da banca: Salomão, Maria Cláudia de Freitas
Resumo: As rodovias com alto volume de tráfego demandam infraestrutura com bom desempenho para que não ocorra sua ruptura prematuramente e que tenha a durabilidade estimada em projeto. A elaboração de projetos de estrutura de pavimentos com essas qualidades depende do método escolhido. Paro o Brasil, o método mais usual para dimensionamento de pavimentos asfálticos flexíveis é o método brasileiro do DNER (atual DNIT), que foi concebido partindo de parâmetros empíricos que não condizem as condições de clima e tráfego brasileiros. Então, para verificar a eficiência desse método para uma rodovia com tráfego pesado, a BR-050 foi escolhida para ser dimensionada pelo método do DNIT e os resultados passados por uma análise mecanicista posteriormente. Realizou-se uma revisão bibliográfica abordando os métodos de dimensionamento existentes e suas classificações, os tipos de estruturas existentes e os defeitos comumente encontrados nos pavimentos. Por meio de análises mecanicistas com aplicação das características dos materiais componentes das camadas dos pavimentos e da teoria das camadas elásticas, utilizando-se o software WESLEA, verificou-se a importância dessa abordagem nas previsões de vida útil de fadiga e deformações permanentes nos pavimentos. Os resultados demonstram a ineficiência do método do DNIT para dimensionar pavimentos com alto volume de tráfego quando seus resultados foram verificados por uma abordagem mecanicista. Por fim, foi realizada uma análise de custos para a alternativa considerada adequada para a via estudada.
Palavras-chave: Análise mecanicista
Método do DNER
Estrutura de pavimento
Fadiga
Deformação permanente
Pavimento asfáltico flexível
Área(s) do CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTES::RODOVIAS PROJETO E CONSTRUCAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: MORAES, Gustavo Henrique Oliveira. Análise de alternativas de dimensionamento de pavimento asfáltico para uma rodovia de alto volume de tráfego. 2017. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19597
Data de defesa: 31-Jul-2017
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Civil

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