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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19597
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Moraes, Gustavo Henrique Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-24T18:33:55Z | - |
dc.date.available | 2017-08-24T18:33:55Z | - |
dc.date.issued | 2017-07-31 | - |
dc.identifier.citation | MORAES, Gustavo Henrique Oliveira. Análise de alternativas de dimensionamento de pavimento asfáltico para uma rodovia de alto volume de tráfego. 2017. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19597 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Análise mecanicista | pt_BR |
dc.subject | Método do DNER | pt_BR |
dc.subject | Estrutura de pavimento | pt_BR |
dc.subject | Fadiga | pt_BR |
dc.subject | Deformação permanente | pt_BR |
dc.subject | Pavimento asfáltico flexível | pt_BR |
dc.title | Análise de alternativas de dimensionamento de pavimento asfáltico para uma rodovia de alto volume de tráfego | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Leandro, Rodrigo Pires | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2122841792563527 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Georgetti, Giovana Bizão | - |
dc.contributor.referee2 | Salomão, Maria Cláudia de Freitas | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7933824739310692 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | As rodovias com alto volume de tráfego demandam infraestrutura com bom desempenho para que não ocorra sua ruptura prematuramente e que tenha a durabilidade estimada em projeto. A elaboração de projetos de estrutura de pavimentos com essas qualidades depende do método escolhido. Paro o Brasil, o método mais usual para dimensionamento de pavimentos asfálticos flexíveis é o método brasileiro do DNER (atual DNIT), que foi concebido partindo de parâmetros empíricos que não condizem as condições de clima e tráfego brasileiros. Então, para verificar a eficiência desse método para uma rodovia com tráfego pesado, a BR-050 foi escolhida para ser dimensionada pelo método do DNIT e os resultados passados por uma análise mecanicista posteriormente. Realizou-se uma revisão bibliográfica abordando os métodos de dimensionamento existentes e suas classificações, os tipos de estruturas existentes e os defeitos comumente encontrados nos pavimentos. Por meio de análises mecanicistas com aplicação das características dos materiais componentes das camadas dos pavimentos e da teoria das camadas elásticas, utilizando-se o software WESLEA, verificou-se a importância dessa abordagem nas previsões de vida útil de fadiga e deformações permanentes nos pavimentos. Os resultados demonstram a ineficiência do método do DNIT para dimensionar pavimentos com alto volume de tráfego quando seus resultados foram verificados por uma abordagem mecanicista. Por fim, foi realizada uma análise de custos para a alternativa considerada adequada para a via estudada. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Engenharia Civil | pt_BR |
dc.sizeorduration | 75 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTES::RODOVIAS PROJETO E CONSTRUCAO | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Engenharia Civil |
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