Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19572
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorSilva, Mariana Batista do Nascimento-
dc.date.accessioned2017-08-23T12:09:33Z-
dc.date.available2017-08-23T12:09:33Z-
dc.date.issued2015-08-25-
dc.identifier.citationSILVA, Mariana Batista do Nascimento. Escola Nova na “Página de Educação” (1930-1933): navegando nas palavras de Cecília Meireles no “Diário de Notícias”. 2015. 167 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.te.2015.105.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19572-
dc.description.abstractThis thesis falls within the field of History of Education and takes the New Cultural History as its theoretical reference. It aims to understand how Cecília Meireles represents the Progressive Education in her chronicles “Página de Educação” published in the newspaper Diário de Notícia from June 1930 to January 1933, considering that literary genre as a memory space, according to Pierre Nora. It also deals with a series of reports known as “Percorrendo as escolas do Distrito Federal” (“Visiting Federal District schools”) and published between November and December 1932 in which Meireles wrote about the situation and practices of 29 schools in the city of Rio de Janeiro. Only the chronicles concerning the Progressive Education and its key elements were chosen from approximately 800 “Páginas”. It focuses primarily the teacher (training, teaching, identity and so on) and the school (building, educative practices, function and so on). This thesis, therefore, intends to outline the ideas of Progressive Education held by Cecília Meireles as editor, journalist and writer of “Página de Educação”, which she turned into a battlefield in favour of that pedagogic movement. It uses the key concepts of the Education Historiography related to Proust, Le Goff, Ginzburg and mostly Chartier.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectMeireles, Cecília, 1901-1964pt_BR
dc.subjectCrítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectCrônicas brasileiraspt_BR
dc.subjectEscola novapt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectCrônicaspt_BR
dc.subjectMeirelespt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectChroniclespt_BR
dc.subjectProgressive Educationpt_BR
dc.subjectTeacherpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.titleEscola Nova na “Página de Educação” (1930-1933): navegando nas palavras de Cecília Meireles no “Diário de Notícias”pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Inácio Filho, Geraldo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797761Z5pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Marta Leandro da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4755239J5pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Regma Maria dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721709H2pt_BR
dc.contributor.referee3Campos, Raquel Discini de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795866P8pt_BR
dc.contributor.referee4Arantes, Luiz Humberto Martins-
dc.contributor.referee4Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799949E7pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4130991P4pt_BR
dc.description.degreenameTese (Doutorado)pt_BR
dc.description.resumoEsta tese inscreve-se no campo da História da Educação e tem como referência teórica a Nova História Cultural. Objetivamos compreender as representações sobre Escola Nova nas crônicas de Cecília Meireles publicadas no “Diário de Notícia” no período de junho 1930 a janeiro 1933, tomando este gênero como um lugar de memória, na concepção de Pierre Nora. Também analisamos nesta tese algumas reportagens feitas por Meireles em 29 escolas do Rio de Janeiro e publicada em novembro e dezembro de 1932. A série de reportagens foi intitulada como “Percorrendo as escolas do Distrito Federal” e apresentava as condições das escolas e práticas escolares. Foram lidas mais de 800 “Páginas” e selecionadas crônicas que abordassem o tema Escola Nova e elementos fundamentais para este movimento. Priorizamos o professor (formação, atuação, identidade, etc.) e a escola (espaço físico, práticas educativas, função, etc.). Assim, procuramos traçar as concepções sobre Escola Nova defendidas por Cecília Meireles, que fez da “Pagina de Educação”, na qual atuava com editora, jornalista e cronista, uma área de batalha em favor da Nova Educação. Utilizamos os conceitos fundamentais para a Historiografia da Educação de Proust, Le Goff, Ginzburg e, em especial, de Chartier.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration167pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.te.2015.105por
dc.orcid.putcode81754003-
dc.crossref.doibatchid1fe6c7ac-7b7f-4d57-9c51-528fd539ee77-
Aparece en las colecciones:TESE - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
EscolaNovaPagina.pdfTese18.33 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.