Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19556
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | A Composição por Fórmula de Karlheinz Stockhausen: processos de projeção da Superfórmula de Licht em Kathinkas Gesang als Luzifers Requiem |
Autor(es): | Miranda, Paulo Agenor |
Primeiro orientador: | Barreiro, Daniel Luís |
Primeiro membro da banca: | Menezes Filho, Florivaldo |
Segundo membro da banca: | Cintra, Celso Luiz de Araujo |
Resumo: | Este trabalho voltou-se ao estudo do conceito de composição por fórmula de Karlheinz Stockhausen (1928-2007). Tal conceito refere-se ao princípio composicional desenvolvido no início da década de 1970 e que delineia, a partir de então, uma abordagem do ato composicional das obras subsequentes de Stockhausen. Partindo-se de um plano composicional - as chamadas fórmulas -, o compositor faz usos de diversos processos de transformação, expansão, contração ou, no termo do compositor, projeção desse núcleo musical para a construção dos níveis macro e microestruturais de suas obras. Tendo em vista uma abordagem analítica da projeção da fórmula, toma-se a obra Kathinkas Gesang als Luzifers Requiem a fim de evidenciar o processo de projeção da Superfórmula de Licht na escritura musical (tanto instrumental quanto eletrônica) da obra e, por conseguinte, esclarecer os processos generativos-composicionais característicos dessa abordagem composicional de Stockhausen. As escolhas teórico-metodológicas que nortearam a redação deste trabalho propuseram uma possível transversalidade dos diferentes aspectos (musicais e não-musicais) que convergem no ato composicional por fórmula de Stockhausen. É nesse sentido que o texto aqui apresentado remete tanto aos aspectos religiosos, simbólicos e biográficos relativos à cosmovisão de Stockhausen quanto aos aspectos técnico-musicais da projeção da Superfórmula na composição do ciclo Licht. Todos esses aspectos, por sua vez, convergem- se, intermodulam-se e evidenciam a elaboração poética de Kathinkas Gesang, o que, em última instância, revelam a elaboração poética do princípio de composição por fórmula. Das considerações finais, ressalta-se o alto grau de coerência material estabelecido entre a fórmula de Luzifer e todas as instâncias formais de Kathinkas Gesang, desde sua estrutura macroformal, passando pela sua estruturação em 29 seções, até emergir na superfície do tecido musical, onde manifestam-se os seus gestos sonoros. |
Abstract: | This dissertation is focused on the study of the formula composition concept, by Karlheinz Stockhausen. The concept refers to the compositional principle developed since early 1970s that outlines the compositional approach taken by Stockhausen in his following works. The composer begins with a compositional plan - the so-called formulas - and applies several processes to them (transformation, expansion, compression or, in his own words, the projection of this musical core) in order to create the macro- and micro-structural levels of his works. With the aim of studying the formula projection from an analytical point of view, the work Kathinkas Gesang als Luzifers Requiem is taken in order to reveal the projection of the Superformula of Licht in the instrumental or electronic components of the work - therefore explaining the generative and compositional processes that are specific to Stockhausen’s compositional approach. The theoretical and methodological choices taken in this study enabled us to crossover musical and non-musical aspects that converge to Stockhausen’s formula composition. In these sense, this study refers, on one hand, to religious, symbolic and biographical aspects related to Stockhausen’s cosmovision and, on the other hand to technical and musical aspects related to the projection of the Superformula in the composition of the Licht cycle. All those aspects, in turn, converge among themselves and intermodulate, highlighting the poetics of Kathinkas Gesang. This ultimately reveals the poetic development of the formula composition principle. As a conclusion, it is important to note the high level of material coherence established between the Luzifer formula and all formal instances of Kathinkas Gesang, since its macro-structure, the elaboration of its 29 sections, up to to its musical surface which is manifested by its sound gestures. |
Palavras-chave: | Música Música - Análise, apreciação Composição (Música) Stockhausen, Karlheinz, 1928-2007 Análise musical Karlheinz Stockhausen Composição por fórmula Kathinkas Gesang als Luzifers Requiem Superfórmula de Licht Musical analysis Formula composition Superformula of Licht |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Artes |
Referência: | MIRANDA, Paulo Agenor. A Composição por Fórmula de Karlheinz Stockhausen: processos de projeção da Superfórmula de Licht em Kathinkas Gesang als Luzifers Requiem. 2017. 296 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.297 |
Identificador do documento: | https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.297 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19556 |
Data de defesa: | 23-Jun-2015 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Artes |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ComposicaoFormulaKarlheinz.pdf | Dissertação | 70.65 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.