Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19556
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMiranda, Paulo Agenor-
dc.date.accessioned2017-08-22T12:34:26Z-
dc.date.available2017-08-22T12:34:26Z-
dc.date.issued2015-06-23-
dc.identifier.citationMIRANDA, Paulo Agenor. A Composição por Fórmula de Karlheinz Stockhausen: processos de projeção da Superfórmula de Licht em Kathinkas Gesang als Luzifers Requiem. 2017. 296 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.297pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19556-
dc.description.abstractThis dissertation is focused on the study of the formula composition concept, by Karlheinz Stockhausen. The concept refers to the compositional principle developed since early 1970s that outlines the compositional approach taken by Stockhausen in his following works. The composer begins with a compositional plan - the so-called formulas - and applies several processes to them (transformation, expansion, compression or, in his own words, the projection of this musical core) in order to create the macro- and micro-structural levels of his works. With the aim of studying the formula projection from an analytical point of view, the work Kathinkas Gesang als Luzifers Requiem is taken in order to reveal the projection of the Superformula of Licht in the instrumental or electronic components of the work - therefore explaining the generative and compositional processes that are specific to Stockhausen’s compositional approach. The theoretical and methodological choices taken in this study enabled us to crossover musical and non-musical aspects that converge to Stockhausen’s formula composition. In these sense, this study refers, on one hand, to religious, symbolic and biographical aspects related to Stockhausen’s cosmovision and, on the other hand to technical and musical aspects related to the projection of the Superformula in the composition of the Licht cycle. All those aspects, in turn, converge among themselves and intermodulate, highlighting the poetics of Kathinkas Gesang. This ultimately reveals the poetic development of the formula composition principle. As a conclusion, it is important to note the high level of material coherence established between the Luzifer formula and all formal instances of Kathinkas Gesang, since its macro-structure, the elaboration of its 29 sections, up to to its musical surface which is manifested by its sound gestures.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectMúsica - Análise, apreciaçãopt_BR
dc.subjectComposição (Música)pt_BR
dc.subjectStockhausen, Karlheinz, 1928-2007pt_BR
dc.subjectAnálise musicalpt_BR
dc.subjectKarlheinz Stockhausenpt_BR
dc.subjectComposição por fórmulapt_BR
dc.subjectKathinkas Gesang als Luzifers Requiempt_BR
dc.subjectSuperfórmula de Lichtpt_BR
dc.subjectMusical analysispt_BR
dc.subjectFormula compositionpt_BR
dc.subjectSuperformula of Lichtpt_BR
dc.titleA Composição por Fórmula de Karlheinz Stockhausen: processos de projeção da Superfórmula de Licht em Kathinkas Gesang als Luzifers Requiempt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Barreiro, Daniel Luís-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761737H6pt_BR
dc.contributor.referee1Menezes Filho, Florivaldo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781168H9pt_BR
dc.contributor.referee2Cintra, Celso Luiz de Araujo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778448A4pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4433620T2pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho voltou-se ao estudo do conceito de composição por fórmula de Karlheinz Stockhausen (1928-2007). Tal conceito refere-se ao princípio composicional desenvolvido no início da década de 1970 e que delineia, a partir de então, uma abordagem do ato composicional das obras subsequentes de Stockhausen. Partindo-se de um plano composicional - as chamadas fórmulas -, o compositor faz usos de diversos processos de transformação, expansão, contração ou, no termo do compositor, projeção desse núcleo musical para a construção dos níveis macro e microestruturais de suas obras. Tendo em vista uma abordagem analítica da projeção da fórmula, toma-se a obra Kathinkas Gesang als Luzifers Requiem a fim de evidenciar o processo de projeção da Superfórmula de Licht na escritura musical (tanto instrumental quanto eletrônica) da obra e, por conseguinte, esclarecer os processos generativos-composicionais característicos dessa abordagem composicional de Stockhausen. As escolhas teórico-metodológicas que nortearam a redação deste trabalho propuseram uma possível transversalidade dos diferentes aspectos (musicais e não-musicais) que convergem no ato composicional por fórmula de Stockhausen. É nesse sentido que o texto aqui apresentado remete tanto aos aspectos religiosos, simbólicos e biográficos relativos à cosmovisão de Stockhausen quanto aos aspectos técnico-musicais da projeção da Superfórmula na composição do ciclo Licht. Todos esses aspectos, por sua vez, convergem- se, intermodulam-se e evidenciam a elaboração poética de Kathinkas Gesang, o que, em última instância, revelam a elaboração poética do princípio de composição por fórmula. Das considerações finais, ressalta-se o alto grau de coerência material estabelecido entre a fórmula de Luzifer e todas as instâncias formais de Kathinkas Gesang, desde sua estrutura macroformal, passando pela sua estruturação em 29 seções, até emergir na superfície do tecido musical, onde manifestam-se os seus gestos sonoros.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artespt_BR
dc.sizeorduration296pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.297por
dc.orcid.putcode81760018-
dc.crossref.doibatchide98bd0e6-1582-48c0-b833-cbcbe9e39448-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Artes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ComposicaoFormulaKarlheinz.pdfDissertação70.65 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.