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metadata.dc.type: Trabalho de evento
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Inclusão escolar: uma possibilidade ou uma utopia?
metadata.dc.creator: Silva, Eliete Antônia da
Araújo, Ilze Arduini de
metadata.dc.description.resumo: Pretendemos  com este  trabalho abordar algumas  reflexões  que  foram desenvolvidas  no decorrer das  pesquisas para  as  monografias,  bem como,  as  experiências obtidas em sala de aula, sendo um dos objetivos refletir sobre as condições  de inclusão social a partir, e dentro da sala de aula. Outra preocupação aqui presente diz  respeito às  representações  sociais,  presentes  na  sociedade  brasileira, ou melhor,  no imaginário social, das variadas formas de exclusão construídas e representadas através  de estigmas e estereótipos. Uma tentativa de explicitar os muitos obstáculos enfrentados  pelas  pessoas  excluídas socialmente  requer que se  leve  em consideração à  dimensão cultural,  sobretudo no que  diz  respeito às  imagens  preconceituosas,  estereotipadas,  assimiladas no decorrer do processo histórico por grande parte da população brasileira.  Valores impregnados, muitas vezes inconscientemente, nos indivíduos, que alimentam preconceitos e descriminação, tendo, como conseqüência, a exclusão social de diversas  pessoas. Falar sobre inclusão é  falar, sobretudo do interesse em realizar,  por meio de  políticas públicas,  uma melhor estruturação na rede de  ensino público e  privado, que  possibilite  uma  qualidade de  vida  social  e  cultural de  todos  os  cidadãos,  pois  é  principalmente na escola que se forma o cidadão de amanhã. E isso instiga a levantar o seguinte questionamento: inclusão social, uma possibilidade ou uma utopia? 
Abstract: We want to work with this address some ideas that were developed during the search for monographs, and experience from the classroom, one of the goals reflect  on the conditions of social inclusion from, and within the classroom. Another concern here relates to social representations, present in Brazilian society, or rather in the social  imaginary,  of various  forms  of exclusion built and represented by stigmas  and stereotypes. An attempt to explain the many obstacles faced by socially excluded people  requires that it takes into consideration the cultural, especially with regard to the images  prejudiced,  stereotypical, assimilated during the historical  process by much of the  Brazilian population.  Values impregnated,  often unconsciously,  in individuals,  which fuel prejudice and discrimination, and, as such, the social exclusion of many people. Talking is talking about inclusion, especially of interest in conducting, through public policies,  better structuring the  network of public  and private  education,  which allows a quality of social and cultural life of all citizens, mainly because it is in school  that is as the citizen of tomorrow. And that calls to raise the following question: social  inclusion, a possibility or a utopia? 
Keywords: Políticas públicas
Práticas sociais
Educação
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: UFU
Citation: SILVA, Eliete Antônia da; ARAUJO, Ilze Arduini de. Inclusão escolar: uma possibilidade ou uma utopia. In: O ESTADO E AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO TEMPO PRESENTE, 4., 2008, Uberlândia. Anais... Uberlândia: UfU, 2009. p. 98 -110.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19533
Issue Date: 2008
Appears in Collections:TRABALHO DE EVENTO - Educação

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