Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19532
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Movimentos sociais no setor de transportes: retrato de uma sociedade antagônica – Uberlândia (1948-1964)
Author: Rosa, Ivani
First Advisor: Cardoso, Heloisa Helena Pacheco
First member of the Committee: Paula, Dilma Andrade de
Second member of the Committee: Freitas, Sheille Soares de
Summary: O estudo, que ora apresento, refere-se à análise das greves do setor de transportes rodoviário, ocorridas na cidade de Uberlândia e região, no período de 1948 a 1964, procurando perceber o significado dessas manifestações durante a implantação da política desenvolvimentista no país. Para isso, procurei contextualizar a cidade neste período, percebendo nela os reflexos dessa política e suas consequências no cotidiano da população. Crise econômica, aumento da inflação, desvalorização da moeda, salários defasados, foram fatores marcantes durante a década de 50, que influenciaram na deterioração das condições de vida dos trabalhadores. Analiso tais fatores como elementos desencadeadores de manifestações contrárias às políticas do governo, nos momentos extremos de tolerância dos indivíduos, submetidos a condições precárias de sobrevivência. Nesse sentido, as greves rodoviárias surgem com um caráter contestador em relação às condições de trabalho e de vida desses profissionais. Contestam as contradições presentes no discurso hegemônico, que por um lado, os exalta, ao mesmo tempo que os reprime. Nesse contexto, os motoristas se impõem enquanto sujeitos históricos que deixam marcadas, na História local, suas trajetórias de luta e resistência.
Notes: Palavras-chave criadas pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU.
Keywords: Transporte
Movimentos sociais
Sociedade
Uberlândia
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: ROSA, Ivani. Movimentos sociais no setor de transportes: retrato de uma sociedade antagônica – Uberlândia (1948-1964). 2003. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de História, Instituto de História, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2003.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19532
Date of defense: 2003
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MovimentosSociaisSetor.pdfTCC1.32 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.