Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19523
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Ribeiro, Roberta Cândida dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-18T11:52:48Z | - |
dc.date.available | 2017-08-18T11:52:48Z | - |
dc.date.issued | 2017-08-02 | - |
dc.identifier.citation | RIBEIRO,Roberta Cândida dos Santos. Políticas para a educação infantil no brasil no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (2003 a 2010) e o lugar da formação de professores. 2017. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19523 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Políticas | pt_BR |
dc.subject | Formação | pt_BR |
dc.title | Políticas para a educação infantil no brasil no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (2003 a 2010) e o lugar da formação de professores | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Valente, Lucia de Fatima | - |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho apresenta dados de uma pesquisa realizada, com o objetivo de identificar qual o lugar da formação de professores da Educação Infantil nas políticas educacionais para essa etapa do Ensino a partir do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (Lula), que vigorou de 2003 a 2010. As questões que permearam a construção desse trabalho foram: qual o lugar da formação de professores para a Educação Infantil nas políticas educacionais para essa etapa do Ensino a partir do governo Lula? Quais as principais políticas para educação, em geral, foram implementadas nesse período? Quais as políticas específicas para a formação de professores foram elaboradas? Para responder essas questões foram realizadas, leituras dos estudos de autores/as como Kishimoto (1999) Barreto (2002), Gil (2002), Freitas (2007), Saviani (2007) Scheibe (2007), Krawczyk (2008), Brzezink (2010), Frigotto (2010), Vieira (2010), Peixoto e Pereira (2010), Oliveira (2011), Kramer, Nunes e Carvalho (2013), dentre outros, que abordam as políticas de formação de professores da Educação Infantil, além de análise dos principais documentos sobre formação de professores produzidos e publicados pelo MEC. Os dados revelam que nesse período houve a criação de várias ações, programas, documentos, diretrizes, parâmetros e publicações voltados para a formação de professores da Educação Infantil, no entanto, é necessárias outras pesquisas para verificar a concretização dessas propostas na realidade escolar. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Pedagogia | pt_BR |
dc.sizeorduration | 35 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Pedagogia (Ituiutaba / Pontal) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PoliticasEducacaoInfantil.pdf | TCC | 466.71 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.