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dc.creatorRibeiro, Roberta Cândida dos Santos-
dc.date.accessioned2017-08-18T11:52:48Z-
dc.date.available2017-08-18T11:52:48Z-
dc.date.issued2017-08-02-
dc.identifier.citationRIBEIRO,Roberta Cândida dos Santos. Políticas para a educação infantil no brasil no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (2003 a 2010) e o lugar da formação de professores. 2017. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19523-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectPolíticaspt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.titlePolíticas para a educação infantil no brasil no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (2003 a 2010) e o lugar da formação de professorespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Valente, Lucia de Fatima-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta dados de uma pesquisa realizada, com o objetivo de identificar qual o lugar da formação de professores da Educação Infantil nas políticas educacionais para essa etapa do Ensino a partir do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (Lula), que vigorou de 2003 a 2010. As questões que permearam a construção desse trabalho foram: qual o lugar da formação de professores para a Educação Infantil nas políticas educacionais para essa etapa do Ensino a partir do governo Lula? Quais as principais políticas para educação, em geral, foram implementadas nesse período? Quais as políticas específicas para a formação de professores foram elaboradas? Para responder essas questões foram realizadas, leituras dos estudos de autores/as como Kishimoto (1999) Barreto (2002), Gil (2002), Freitas (2007), Saviani (2007) Scheibe (2007), Krawczyk (2008), Brzezink (2010), Frigotto (2010), Vieira (2010), Peixoto e Pereira (2010), Oliveira (2011), Kramer, Nunes e Carvalho (2013), dentre outros, que abordam as políticas de formação de professores da Educação Infantil, além de análise dos principais documentos sobre formação de professores produzidos e publicados pelo MEC. Os dados revelam que nesse período houve a criação de várias ações, programas, documentos, diretrizes, parâmetros e publicações voltados para a formação de professores da Educação Infantil, no entanto, é necessárias outras pesquisas para verificar a concretização dessas propostas na realidade escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration35pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (Ituiutaba / Pontal)

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