Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19428
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Qualidade de vida relacionada à saúde bucal de crianças com deficiências e a percepção dos pais
Autor(es): Silva, Rachel de Freitas
Primeiro orientador: Prado, Alessandra Maia de Castro
Primeiro membro da banca: Moreira, Marília Rodrigues
Segundo membro da banca: Oliveira, Fabiana Sodré de
Resumo: A deficiência é um conceito em evolução e considera-se que pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdades de condições com as demais pessoas. No último censo realizado, em 2010, o número de pessoas portadoras de algum tipo de deficiência era 24% (quase 45,6 milhões de brasileiros). A literatura relata que 13-75% das crianças com necessidades especiais tiveram problemas em obter o cuidado em saúde bucal. Os problemas de saúde bucal na infância podem causar impacto na vida diária e na vida de suas famílias. Desta forma, o objetivo deste estudo é realizar uma revisão de literatura sobre a qualidade de vida de crianças com deficiências em relação à saúde bucal e percepção dos pais. As condições de saúde bucal influenciam diretamente na qualidade de vida da criança, causando consequências na vida diária, tais como a dificuldade em se alimentar, limitações em sorrir e falar, autoestima e bem-estar emocional. Entende-se como qualidade de vida, segundo a Organização Mundial de Saúde, a expectativa que cada indivíduo tem sobre sua própria vida, seus objetivos e valores. Estudos voltados ao público infantil sobre a qualidade de vida relacionada à saúde bucal ainda são escassos. Foram encontrados oito estudos que utilizaram o COHQOL (P-CPQ E FIS) ou o ECOHIS como instrumento para avaliar a qualidade de vida relacionada à saúde bucal de crianças com deficiências e um estudo qualitativo, por meio de uso de entrevistas. Embora seja um assunto de grande importância para o bem estar de crianças com deficiências, ainda existem poucos estudos que avaliam a qualidade de vida relacionada à saúde bucal dessas crianças. Pode-se concluir a partir deste estudo que a cárie dentária e a saúde bucal tem impactos negativos na qualidade de vida de crianças com deficiências tanto relacionado aos sintomas orais como a dor, ou ao bem estar geral e convívio social.
Palavras-chave: Crianças com deficiências
Percepção dos pais
Qualidade de vida relacionada à saúde bucal
Cárie dentária
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA::ODONTOPEDIATRIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SILVA, Rachel de Freitas. Qualidade de vida relacionada à saúde bucal de crianças com deficiências e a percepção dos pais. 2017. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19428
Data de defesa: 4-Jul-2017
Aparece nas coleções:TCC - Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
QualidadeVidaRelacionada.pdf2.58 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.