Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19424
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Nacionalismo, Censura e Propaganda: o samba carioca na Era Vargas - 1930-45
Other Titles: Nationalism, censorship and propaganda: the samba carioca in Vargas Era - 1930-45
metadata.dc.creator: Alves, Jean Sulyvan Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Dângelo, Newton
metadata.dc.contributor.referee1: Brasileiro, Jeremias
metadata.dc.contributor.referee2: Santana, Ana Flávia
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho refere-se a uma análise permeada pela criação do samba, a sua percepção enquanto música popular e seus derivados, procurando, evidenciar os vários gêneros musicais que tiveram influência na sua criação. Apresento também as formas que os departamentos de censura da década de 1930 trabalharam para controlar as informações que estariam sendo passadas para a sociedade, com enfoque nesse trabalho na música e no rádio. E finalmente apresento a forma que algumas letras de sambas da época, compostas por compositores cariocas, ou não, porém que tiveram envolvimento com a cidade do Rio de Janeiro, cujo contexto se faz presente de alguma forma nas suas composições.
Keywords: História
Censura
Nacionalismo
Samba
Musica
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Citation: ALVES, Jean Sulyvan Silva. Nacionalismo, Censura e Propaganda: o samba carioca na era Vargas 1930/45. Uberlândia, 2017. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de História, Instituto de História, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19424
Issue Date: 31-Jul-2017
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NacionalismoCensuraPropaganda.pdf453.77 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.