Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19395
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: “Vozes da seca”: uma reflexão sobre a migração nordestina
metadata.dc.creator: Silva, José Rosa da
metadata.dc.contributor.advisor1: Freitas, Sheille Soares de
metadata.dc.contributor.referee1: Reis, Maucia Vieira dos
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Rejane dos Reis de
metadata.dc.description.resumo: O trabalho proposto procura compreender a música como parte das experiências dos migrantes nordestinos em Uberlândia. Através da análise das letras de três músicas de Luiz Gonzaga, “A triste partida” (1965), “Asa branca” (1947) e “Vozes da seca” (1953) foi possível levantar questões sobre a migração nordestina nas décadas de 1950/1970, como a seca por exemplo. Para ampliar as fontes documentais para responder questões que as músicas instigavam procurou-se utilizar novas fontes documentais, como periódicos (jornal o Correio de Uberlândia), entrevistas com os migrantes e uma foto que retrata a presença da música nordestina em Uberlândia em 1954. O texto da monografia se divide em dois capítulos. No primeiro foi feito um caminho inverso das discussões referentes à migração nordestina. Aventando primeiro o hoje, e como estes migrantes vivem em Uberlândia, e percebendo o papel da associação dos nordestinos como parte destas experiências atuais da migração nordestina. No segundo capítulo analisa-se a década de 1950 em Uberlândia, mostrando o discurso que permeava a imprensa local nesse período.
Notes: Palavras-chave e o resumo criados pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU.
Keywords: Migração
Música
Nordestino
Uberlândia
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Citation: SILVA, José Rosa da. “Vozes da seca”: uma reflexão sobre a migração nordestina. 2004. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de História, Instituto de História, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2004.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19395
Issue Date: 2004
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VozesSecaReflexao.pdfTCC1.6 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.