Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19378
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Trabalho, costumes e valores. A construção de um modo de vida: resistência e sobrevivência dos catadores de material reciclável de Araguari - 1999-2006
Author: Arruda, Rosevane de Fátima Martins
First Advisor: Paula, Dilma Andrade de
First member of the Committee: Vasconcelos, Regina llka Vieira
Second member of the Committee: Freitas, Sheille Soares de
Summary: Esse trabalho buscou compreender a presença dos Catadores de Materiais Recicláveis de Araguari, suas lutas pela sobrevivência, como empreendem suas resistências as mais variadas formas de opressão e exploração, seja essa por parte dos empresários ou do poder público municipal. Assim como esses sujeitos demarcaram seus espaços na cidade, suas condições de trabalho, moradia, saúde e educação em Araguari, no período de 1999-2006. Sendo que a problemática da pesquisa é buscar compreender como esses sujeitos, mesmo vivenciando uma realidade precária e até mesmo sub-humana, conseguiram construir uma identidade do que é SER um Catador, pleiteando junto a sociedade o respeito a sua condição de trabalhador e de ser humano. Contudo a realização desse trabalho só foi possível, a partir de um análise da trajetória desses sujeitos, é nesse ponto que a fonte oral assume papel fundamental, pois assim podemos ter acesso ao ponto de vista desses trabalhadores, possibilitando uma problematização, colocando em confronto os seus relatos com outras fontes, as escritas, estas também, assim como o relato oral, congregam discursos que respondem às expectativas do lugar social que representa. Assim, refletir acerca das vivências e experiências desses sujeitos é buscar compreender como se evidenciam as lutas diárias em busca da sobrevivência, não só física, mas também de um determinado modo de vida construído por eles no decorrer de seu cotidiano, ou seja, a construção de uma cultura, a dos Catadores de Material Reciclável.
Keywords: Catadores de reciclável
Trabalho
Valores
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DAS CIENCIAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: ARRUDA, Rosevane de Fátima Martins. Trabalho, costumes e valores. A construção de um modo de vida: resistência e sobrevivência dos catadores de material reciclável de Araguari - 1999-2006. 2007. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de História, Instituto de História, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19378
Date of defense: 2007
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TrabalhoCostumesValores.pdfTCC14.52 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.