Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19356
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: “Eu vou tê vergonha, prá quê?”: empobrecimento e assistencialismo. Um estudo de caso sobre o Centro Espírita “Missionários da Luz” em Uberlândia
metadata.dc.creator: Samora, Mariana Camin
metadata.dc.contributor.advisor1: Almeida, Paulo Roberto de
metadata.dc.contributor.referee1: Morais, Sérgio Paulo
metadata.dc.contributor.referee2: Freitas, Sheille Soares de
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho propõe investigar os principais aspectos que envolvem os projetos assistenciais tão em voga nos dias de hoje, bem como, analisar a participação e as relações estabelecidas entre os diversos elementos (lê-se sujeitos sociais) envolvidos nesta trama: sejam eles contribuintes, sejam eles receptores. Meu intuito principal foi o de, basicamente, tentar delimitar o momento e os motivos que tornaram possível a existência destes projetos sociais, isto é, traçar um diagnóstico histórico destes episódios - como surgiram e com que intuito; buscar avaliar o perfil das personagens envolvidas nesta trama - sejam eles doadores diretos e indiretos, sejam as famílias beneficiadas com tais ações; bem como, levantar os principais aspectos que permeiam a própria doação das cestas - questão da origem, regularidade, analisando o papel dos intermediários (doadores) e o que os move nesta ação; além de avaliar a influência das questões de fundo moral, valores pessoais, princípios e dogmas religiosos, isto é, saber como convivem (e se, necessariamente, convivem) no interior destes projetos assistenciais os princípios de responsabilidade social e de caridade.
Keywords: Assistencialismo
Responsabilidade social
Caridade
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DAS CIENCIAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Citation: SAMORA, Mariana Camin. “Eu vou tê vergonha, prá quê?”: empobrecimento e assistencialismo. Um estudo de caso sobre o Centro Espírita “Missionários da Luz” em Uberlândia. 2007. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de História, Instituto de História, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19356
Issue Date: 2007
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VergonhaEmpobrecimentoAssistencialismo.pdfTCC13.24 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.