Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19339| Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
| Título: | Caracterização e desenvolvimento de práticas de divulgação científica no espaço escolar |
| Autor: | Campos, Sarah Rodrigues |
| Primer orientador: | Carvalho, Daniela Franco |
| Primer miembro de la banca: | Guido, Lúcia de Fátima Estevinho |
| Segundo miembro de la banca: | Nogueira-Ferreira, Fernanda Helena |
| Resumen: | Divulgação científica pode ser explicada como o uso de processos e recursos técnicos para a comunicação da informação científica e tecnológica ao público em geral, principalmente destinado a estudantes de séries diversas. O presente trabalho buscou caracterizar a divulgação científica no espaço escolar e investigar se há o desenvolvimento de práticas e material de divulgação por professores nesse espaço. O trabalho realizado é qualitativo e utilizou como metodologia a pesquisa narrativa. A pesquisa narrativa pode ser definida como uma metodologia que se baseia na coleta de histórias sobre um dado tema no qual o investigador obterá informações necessárias para compreender determinado acontecimento. Para a realização do projeto utilizou-se das notas de campo e de fotografias como instrumentos de pesquisa. A partir do registro fotográfico dos materiais e recursos de divulgação científica em seis escolas, da rede pública e particular da cidade de Uberlândia - MG, busquei caracterizar e transmitir minhas percepções sobre espaços como bibliotecas, laboratório de ciências e de informática, espaço de convivências, entre outros. Através do presente trabalho fui capaz de discutir assuntos muito importantes para a educação, tais como: os diversos obstáculos para conseguir entrar nas escolas para realizar a pesquisa; a importância da confecção de material especializado para alunos com necessidades especiais; a necessidade de elaboração de material e desenvolvimento de práticas no espaço escolar por professores, pois há baixa produção dos mesmos nas instituições escolares. |
| Palabras clave: | Divulgação científica Espaço escolar Pesquisa narrativa Material didático |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Cita: | CAMPOS, Sarah Rodrigues. Caracterização e desenvolvimento de práticas de divulgação científica no espaço escolar. 2017. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19339 |
| Fecha de defensa: | 3-ago-2017 |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia) |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| CaracterizacaoDesenvolvimentoPraticas.pdf | 16.42 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
