Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19339
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Campos, Sarah Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-07T17:17:51Z | - |
dc.date.available | 2017-08-07T17:17:51Z | - |
dc.date.issued | 2017-08-03 | - |
dc.identifier.citation | CAMPOS, Sarah Rodrigues. Caracterização e desenvolvimento de práticas de divulgação científica no espaço escolar. 2017. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19339 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Divulgação científica | pt_BR |
dc.subject | Espaço escolar | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa narrativa | pt_BR |
dc.subject | Material didático | pt_BR |
dc.title | Caracterização e desenvolvimento de práticas de divulgação científica no espaço escolar | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Carvalho, Daniela Franco | - |
dc.contributor.referee1 | Guido, Lúcia de Fátima Estevinho | - |
dc.contributor.referee2 | Nogueira-Ferreira, Fernanda Helena | - |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Divulgação científica pode ser explicada como o uso de processos e recursos técnicos para a comunicação da informação científica e tecnológica ao público em geral, principalmente destinado a estudantes de séries diversas. O presente trabalho buscou caracterizar a divulgação científica no espaço escolar e investigar se há o desenvolvimento de práticas e material de divulgação por professores nesse espaço. O trabalho realizado é qualitativo e utilizou como metodologia a pesquisa narrativa. A pesquisa narrativa pode ser definida como uma metodologia que se baseia na coleta de histórias sobre um dado tema no qual o investigador obterá informações necessárias para compreender determinado acontecimento. Para a realização do projeto utilizou-se das notas de campo e de fotografias como instrumentos de pesquisa. A partir do registro fotográfico dos materiais e recursos de divulgação científica em seis escolas, da rede pública e particular da cidade de Uberlândia - MG, busquei caracterizar e transmitir minhas percepções sobre espaços como bibliotecas, laboratório de ciências e de informática, espaço de convivências, entre outros. Através do presente trabalho fui capaz de discutir assuntos muito importantes para a educação, tais como: os diversos obstáculos para conseguir entrar nas escolas para realizar a pesquisa; a importância da confecção de material especializado para alunos com necessidades especiais; a necessidade de elaboração de material e desenvolvimento de práticas no espaço escolar por professores, pois há baixa produção dos mesmos nas instituições escolares. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.sizeorduration | 68 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CaracterizacaoDesenvolvimentoPraticas.pdf | 16.42 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.