Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19339
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCampos, Sarah Rodrigues-
dc.date.accessioned2017-08-07T17:17:51Z-
dc.date.available2017-08-07T17:17:51Z-
dc.date.issued2017-08-03-
dc.identifier.citationCAMPOS, Sarah Rodrigues. Caracterização e desenvolvimento de práticas de divulgação científica no espaço escolar. 2017. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19339-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDivulgação científicapt_BR
dc.subjectEspaço escolarpt_BR
dc.subjectPesquisa narrativapt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.titleCaracterização e desenvolvimento de práticas de divulgação científica no espaço escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Carvalho, Daniela Franco-
dc.contributor.referee1Guido, Lúcia de Fátima Estevinho-
dc.contributor.referee2Nogueira-Ferreira, Fernanda Helena-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoDivulgação científica pode ser explicada como o uso de processos e recursos técnicos para a comunicação da informação científica e tecnológica ao público em geral, principalmente destinado a estudantes de séries diversas. O presente trabalho buscou caracterizar a divulgação científica no espaço escolar e investigar se há o desenvolvimento de práticas e material de divulgação por professores nesse espaço. O trabalho realizado é qualitativo e utilizou como metodologia a pesquisa narrativa. A pesquisa narrativa pode ser definida como uma metodologia que se baseia na coleta de histórias sobre um dado tema no qual o investigador obterá informações necessárias para compreender determinado acontecimento. Para a realização do projeto utilizou-se das notas de campo e de fotografias como instrumentos de pesquisa. A partir do registro fotográfico dos materiais e recursos de divulgação científica em seis escolas, da rede pública e particular da cidade de Uberlândia - MG, busquei caracterizar e transmitir minhas percepções sobre espaços como bibliotecas, laboratório de ciências e de informática, espaço de convivências, entre outros. Através do presente trabalho fui capaz de discutir assuntos muito importantes para a educação, tais como: os diversos obstáculos para conseguir entrar nas escolas para realizar a pesquisa; a importância da confecção de material especializado para alunos com necessidades especiais; a necessidade de elaboração de material e desenvolvimento de práticas no espaço escolar por professores, pois há baixa produção dos mesmos nas instituições escolares.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Biológicaspt_BR
dc.sizeorduration68pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
Appears in Collections:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CaracterizacaoDesenvolvimentoPraticas.pdf16.42 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.