Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19337
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Reconhecimento de emoção através da voz para integração em uma aplicação web
Título(s) alternativo(s): Emotion recognition through voice for integration in a web application
Autor(es): Paiva, Eduardo Costa de
Primeiro orientador: Fernandes, Márcia Aparecida
Primeiro coorientador: Alves, Fabiano Silvério Ribeiro
Primeiro membro da banca: Rodrigues, Cláudio Camargo
Segundo membro da banca: Lima, Maria Adriana Vidigal de
Resumo: O ensino nunca foi algo imutável, com o passar dos anos professores das mais diversas localidades buscam aprimorar a maneira com que o conhecimento é transmitido aos alunos, isso ocorre devido ao fato de que os estudantes aprendem de maneira diferente, visto que cada indivíduo possui características distintas. Dessa forma, com o avanço da tecnologia, várias alternativas surgiram e uma de grande importância é o reconhecimento de emoções através da voz, pois caso um sistema seja capaz de extrair informações da voz a ponto de saber a emoção que uma pessoa está sentindo, tais informações poderiam ser usadas para mudar o comportamento de uma plataforma de ensino, de tal forma que esta se adeque às necessidades do usuário. O objetivo deste trabalho é a criação de uma aplicação web capaz de classiĄcar emoções através da voz que posteriormente poderá ser utilizada para aprimorar uma plataforma de ensino já existente, como por exemplo a plataforma Moodle. Foram utilizadas duas bases de dados: uma em Alemão Berlin Database of Emotional Speech (EmoDB) e a outra em Inglês The Ryerson Audio-Visual Database of Emotional Speech and Song (RAVDESS). A primeira contém as seguintes emoções: Raiva, Tédio, Nojo, Medo, Felicidade, Tristeza e Neutra; enquanto a segunda é composta por: Raiva, Calma, Nojo, Medo, Felicidade, Tristeza, Neutra e Surpresa. Para os testes foram analisados dois algoritmos de classiĄcação: J48 e SMO. Os resultados obtidos mostram que o SMO obteve melhor desempenho. Para a base RAVDESS o melhor resultado, utilizando SMO, apresentou acurácia de 79.30%, enquanto para a base EmoDB a acurácia foi de 87.47%. Por Ąm, foi desenvolvida a aplicação web capaz de gravar a voz e classiĄcar a emoção do áudio gravado, que poderá ser facilmente integrada a um ambiente virtual de aprendizagem posteriormente.
Palavras-chave: Classificação de emoções
Processamento de voz
Algoritmos de aprendizagem
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: PAIVA, Eduardo Costa de. Reconhecimento de emoção através da voz para integração em uma aplicação web. 2017. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19337
Data de defesa: 1-Ago-2017
Aparece nas coleções:TCC - Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ReconhecimentoEmocaoVoz.pdfTCC6.43 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.