Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19305
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Susceptibilidade de vilos placentários humanos infectados pelas cepas atípicas TgChBrUD1 ou TgChBrUD2 comparadas com cepas clonais RH ou ME-49 de Toxoplasma gondii
Autor(es): Santos, Lara Affonso dos
Primeiro orientador: Ferro, Eloisa Amália Vieira
Primeiro coorientador: Franco, Priscila Silva
Primeiro membro da banca: Silva, Rafaela José da
Segundo membro da banca: Guirelli, Pâmela Mendonça
Resumo: Toxoplasma gondii é um parasito intracelular obrigatório cuja infecção pode ser grave em pacientes imunocomprometidos e em gestantes. O tratamento clássico da toxoplasmose congênita apresenta algumas limitações por provocar efeitos teratogênicos, sendo necessário estudo de drogas alternativas. As cepas de T. gondii possuem alta diversidade genotípica estando associado à gravidade da doença. Em Uberlândia foram descritas as cepas TgChBrUD1 e TgChBrUD2, consideradas virulentas em células e modelos animais. O objetivo desse trabalho foi avaliar a virulência das cepas TgChBrUD1 e TgChBrUD2 em vilos placentários e a eficácia da azitromicina no controle da infecção. Os vilos placentários foram infectados com as cepas RH, ME-46, TgChBrUD1 ou TgChBrUD2 e tratados com azitromicina, espiramicina ou associação de sulfadiazina e pirimetamina. A viabilidade dos vilos placentários foi analisada pelo ensaio LDH e por análise morfológica. A carga parasitária foi determinada por qRT-PCR. Observamos maior carga parasitária nos vilos infectados com a cepa TgChBrUD1 comparados com a cepa TgChBrUD2. A viabilidade dos vilos placentários não foi alterada pelas drogas e o tratamento com azitromicina foi tão eficaz quanto o tratamento clássico da toxoplasmose congênita.
Palavras-chave: Toxoplasma gondii
Cepas atípicas
Azitromicina
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SANTOS, Lara Affonso dos. Susceptibilidade de vilos placentários humanos infectados pelas cepas atípicas TgChBrUD1 ou TgChBrUD2 comparadas com cepas clonais RH ou ME-49 de Toxoplasma gondii. 2017. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19305
Data de defesa: 1-Ago-2017
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SusceptibilidadeVilosPlacentarios.pdfTCC718.57 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.