Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19300
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Resistência induzível ou constitutiva MLSb em isolados clínicos de Staphylococcus aureus resistentes à Meticilina
metadata.dc.creator: Gomes, Tamiris Reginaldo
metadata.dc.contributor.advisor1: Borges, Lizandra Ferreira de Almeida e
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Helisângela de Almeida
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Débora Oliveira
metadata.dc.description.resumo: Staphylococcus aureus é o patógeno humano mais importante do gênero Staphylococcus, cujas cepas podem provocar doenças, como infecção de pele até infecções graves e são extremamente importantes como patógenos no ambiente hospitalar, já que sua elevada disseminação contribui para a multirresistência aos antimicrobianos. O presente estudo tem como objetivo avaliar a resistência do tipo MLSb entre isolados clínicos de Staphylococcus aureus resistentes a meticilina do Hospital e Maternidade Municipal de Uberlândia, Minas Gerais isoladas do ano de 2014 a 2015. Foram recuperadas 91 amostras de S. aureus resistentes à Meticilina (MRSA), e submetidas ao teste de resistência induzível iMLSb, pela técnica do Teste D, além da análise do antibiograma e dados de infecção. Os principais isolados foram de pacientes do sexo masculino (62,6%), acima de 66 anos (58,2%), no ano de 2014 (96,8%), causando principalmente pneumonias (47,3%) e infecções de corrente sanguínea (41,8%). Das amostras testadas, o perfil iMLSb foi encontrado com frequência total de 3,3%, e todo o restante constitutivo. A elevada resistência aos aminoglicosídeos, β-lactâmicos e quinolonas, caracterizou as amostras como multirresistentes. O acompanhamento do perfil de resistências dos microrganismos permite os profissionais de saúde uma escolha do antimicrobiano mais adequado, preservando o perfil de sensibilidade.
Keywords: Staphylococcus aureus
Resistência induzível
Multirresistência
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Citation: GOMES, Tamiris Reginaldo. Resistência induzível ou constitutiva MLSb em isolados clínicos de Staphylococcus aureus resistentes à Meticilina. 2017. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19300
Issue Date: 26-Jul-2017
Appears in Collections:TCC - Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ResistenciaInduzivelConstitutiva.pdfTCC208.5 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.