Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19282
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: “Peço perdão, não posso viver mais”: autos de suicídio - Uberlândia (1940-1950)
metadata.dc.creator: Rodrigues, Elisângela Martins
metadata.dc.contributor.advisor1: Puga, Vera Lúcia
metadata.dc.contributor.referee1: Sousa, Clarice Rodrigues
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Rosana de Jesus dos
metadata.dc.description.resumo: O trabalho aqui desenvolvido compreende a pesquisa sobre os suicídios ocorridos em Uberlândia durante as décadas de 40 e 50, a análise feita pretende abordar esses suicídios a partir dos acontecimentos sociais privilegiando o indivíduo inserido na sociedade. A pesquisa busca entender como os suicídios são acontecimentos relacionados com a dinâmica social, o suicida ao tomar a atitude de dar fim a sua vida pode estar sendo pressionado por essa dinâmica que impõe um ritmo de vida especifico aos sujeitos. Ao analisar esses casos somente do ponto de vista da loucura podemos estar minimizando o papel da sociedade na vida das pessoas. Nesse viés a leitura da documentação busca recuperar a vivência dos suicidas na cidade de Uberlândia, Nas falas das testemunhas, das autoridades policiais, recuperar quem eram essas pessoas, por quais dificuldades elas passavam, a que classe social pertenciam enfim buscar entender em que contexto os suicídios ocorreram. Pensar sobre os aspectos econômicos, sociais, políticos, religiosos e culturais que estão sendo vivenciados por essas pessoas nesse momento histórico.
Notes: Palavras-chave criadas pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU.
Keywords: Suicídios
Uberlândia
Sociedade
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DAS CIENCIAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Citation: RODRIGUES, Elisângela Martins. “Peço perdão, não posso viver mais”: autos de suicídio - Uberlândia (1940-1950). 2007. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de História, Instituto de História, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19282
Issue Date: 2007
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PerdaoViverAutos.pdfTCC9.19 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.