Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19245
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Tratamento com ÔMEGA-3 nas respostas cardiovasculares produzidas pela ativação do quimiorreflexo em ratos com sepse
Author: Costa, Natã
First Advisor: Vieira, Alexandre
First member of the Committee: Vieira, Alexandre
Second member of the Committee: Ribeiro-Barbosa, Érika
Third member of the Committee: Cardoso-Sousa, Léia
Summary: O sistema cardiovascular é imprescindível nos processos de controle da homeostase que inclui a manutenção das concentrações de gases no sangue (O 2 e CO 2 ). Distúrbios patológicos podem afetar esse controle, como exemplo, a sepse; que produz uma resposta inflamatória sistêmica. Em ratos, a sepse pode ser induzida por uma técnica conhecida como ligação e perfuração do ceco (CLP), que por sua vez abole as respostas cardiovasculares da ativação do quimiorreflexo. Admitindo o Ômega-3 como um ácido graxo importante e por ser imunorregulador em processos inflamatórios, o estudo tem como objetivo verificar se uma dieta rica em Ômega-3 poderia restaurar as respostas cardiovasculares do quimiorreflexo em ratos submetidos à CLP. Ratos pós-desmame foram tratados por 60 dias com Ômega-3 (ou solução controle) tanto subcutaneamente quanto pelo método da gavagem [gv (infusão oral)]. Após 60 dias, artéria e veia femoral foram canuladas para registro dos parâmetros cardiovasculares e injeção de drogas, respectivamente. Alguns ratos foram submetidos à cirurgia CLP (indução da sepse) enquanto outros cirurgia fictícia (sem sepse). As respostas cardiovasculares do quimiorreflexo foram produzidas em ratos não anestesiados através da injeção endovenosa de Cianeto de potássio. Os resultados confirmaram que a sepse abole as respostas cardiovasculares do quimiorreflexo e estas respostas não são recuperadas em ratos tratados cronicamente com Ômega-3. Além disso, os tratamentos com Ômega-3 em ratos sem sepse também atenuaram as respostas cardiovasculares do quimiorreflexo.
Keywords: Pressão arterial média
QUimiorreflexo
Sepse
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::FISIOLOGIA::FISIOLOGIA GERAL
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: Costa, Natã. Tratamento com ÔMEGA-3 nas respostas cardiovasculares produzidas pela ativação do quimiorreflexo em ratos com sepse. 2017. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
License address: An error occurred getting the license - uri.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19245
Date of defense: 27-Jun-2017
Appears in Collections:TCC - Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TratamentoOmegaRespostasTCC461.51 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.