Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19205
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Potencialidades e desafios da comunicação pública pelo terceiro setor: um estudo a partir da plataforma Ituiutaba lixo zero
Autor: Magrini, Vagner de Oliveira
Primer orientador: Santos, Adriana Cristina Omena dos
Primer miembro de la banca: Tavares, Débora Cristina
Segundo miembro de la banca: Araújo, Marcelo Marques
Resumen: A Comunicação Pública se estrutura a partir de temas de interesse público e da construção do diálogo acerca deles, podendo ser realizada por diferentes agentes, como o Estado, as empresas privadas e o terceiro setor. Nessa pesquisa, o foco é a análise da Comunicação Pública no âmbito das organizações do terceiro setor, mais especificamente no que se refere à Plataforma Ituiutaba Lixo Zero - uma associação que tem como objetivo mobilizar os diferentes setores da sociedade em torno da efetivação da Política Nacional de Resíduos Sólidos por meio da disseminação da “cultura do lixo zero”. O trabalho tem como objetivo analisar as postagens do blog e da fanpage da Plataforma Ituiutaba Lixo Zero para compreender se os conteúdos veiculados atendem aos preceitos da Comunicação Pública e se eles se relacionam com as principais diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos, buscando identificar as potencialidades e os desafios da Plataforma nesses aspectos. Esse objetivo se justifica pelo fato de que os preceitos da Política Nacional de Resíduos Sólidos precisam ser publicizados e debatidos para sua efetivação. Portanto, é imprescindível que haja a construção de uma comunicação de viés público, que consiga congregar a sociedade em prol das diretrizes que fomentam a Política Nacional de Resíduos Sólidos. A pesquisa tem um caráter descritivo-exploratório de viés qualitativo e de natureza aplicada. Do ponto de visto metodológico, o trabalho se baseia na pesquisa documental. A discussão se inicia com a apresentação dos temas estruturadores do trabalho: Comunicação Pública, Terceiro Setor e Política Nacional de Resíduos Sólidos, a partir da pesquisa bibliográfica. Posteriormente, foram feitas as análises dos documentos selecionados no blog e na fanpage da Plataforma Ituiutaba Lixo Zero, considerando as categorias (Comunicação Pública e Política Nacional de Resíduos Sólidos) e as subcategorias definidas previamente. A partir dos resultados encontrados, verificou-se que a comunicação feita pela Plataforma não atende aos principais preceitos da Comunicação Pública. Deste modo, foi elaborado um Plano de Ações, com o objetivo de contribuir para desenvolver as potencialidades e superar os desafios da comunicação feita pela Plataforma em seu blog e em sua fanpage.
Abstract: Public Communication is structured from subjects of public interest and from the construction of dialogues about them. It can be made by different agents just as the State, private companies and the third sector. In this research, our focus is to analyse the public communication in third sector organisations with an emphasis on the Ituiutaba Lixo Zero [Zero Waste] Platform. This Platform is an association whose objective is to mobilise different sectors of society around the achievement of the National Solid Waste Policy by the dissemination of a “culture of zero waste”. The aim of this work is to analyse the posts of the blog and the fan page of the Platform in order to understand if the served contents meet the precepts of public communication as well as if they are related to the main guidelines of the National Solid Waste Policy. It is also our aim to identify the potentialities and the challenges of the Platform under these aspects. The aims are justified by the need of publicity and debate of the National Solid Waste Policy for it to be achieved. Therefore, it is imperative that there be the construction of a communication based on a public bias for it could congregate society in favour of the guidelines that promote the National Solid Waste Policy. This was a qualitative descriptive-exploratory researchof applied nature. From methodological viewpoint, the work is based on documental research. The discussion begins by presenting the following work-structuring subjectsfrom bibliographical research: Public Communication, third sector and National Solid Waste Policy. Then the selected documents from the Platform blog and fan page were analysed. There were categories (Public Communication and National Solid Waste Policy) and subcategories previously defined. The found results allowed verifying that the communication made by the Platform does not meet the main precepts of Public Communication. Thereby, a Action Plan was elaborated aiming to contribute in developing the potentialities and overcome the challenges of the communication made by the Platform in its blog and fan page.
Palabras clave: Educação
Comunicação de massa
Terceiro setor
Gestão integrada de resíduos sólidos
Comunicação pública
Política Nacional de Resíduos Sólidos
Public communication
Third sector
National Solid Waste Policy
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)
Cita: MAGRINI, Vagner de Oliveira. Potencialidades e desafios da comunicação pública pelo terceiro setor : um estudo a partir da plataforma Ituiutaba lixo zero. 2017. 95 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias, Comunicação e Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.381
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.381
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19205
Fecha de defensa: 7-jun-2017
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
PotencialidadesDesafiosComunicacao.pdfDissertação13.24 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.