Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19186
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: A postura ética vegetariana frente à contemporânea exploração dos animais não humanos
Author: Gomes, Luana Bittar Moreira
First Advisor: Bessa, Karla Adriana Martins
First member of the Committee: Bonella, Alcino Eduardo
Second member of the Committee: Araújo, Hermetes Reis de
Summary: A presente monografia intenta uma discussão a respeito da relação que se estabelece entre homem e Natureza, mais especificamente, os meandros culturais e éticos acerca do ‘convívio’ contemporâneo de animais humanos e animais não humanos. Para tal, está embasada em diferentes considerações teóricas, cada qual a seu modo, propondo reflexões sobre os direitos do homem sobre a natureza e sobre os animais e, especialmente, os direitos que têm os animais. Os animais têm consciência de si e de suas vidas, além de experimentarem sensações de prazer e dor e, mesmo assim, nós os exploramos das mais cruéis maneiras possíveis. Por mais que pensemos em algum exemplo, é difícil encontrar um contato entre homem e animal que não tenha valor instrumental, que se dê pelo simples contato. Nós os comemos, os vendemos, os testamos, fazemos nascer para matá-los e usarmos suas peles. Neste contexto, de discussões éticas sobre ações cotidianas, as análises aqui colocadas inserem-se nos questionamentos referentes à posição do ser humano no mundo e ao modelo político e econômico que adotamos. Também, introduz-se uma reflexão a ser feita no singular, feita já por muitos - cada um a seu tempo, individualmente. Que tipo de vida eu adoto? Que contribuição eu dou para a degradação do planeta e para a escravidão animal?
Notes: Palavras-chave criadas pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU.
Keywords: História Ambiental
Homem
Natureza
Crueldade
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: GOMES, Luana Bittar Moreira. A postura ética vegetariana frente à contemporânea exploração dos animais não humanos. 2006. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2006.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19186
Date of defense: 2006
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PosturaEticaVegetariana.pdfTCC2.63 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.