Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19167
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Organização e luta dos trabalhadores técnico-administrativos da Universidade Federal de Uberlândia: a construção do SINTET-UFU
metadata.dc.creator: Ferreira, Silnando Silvério
metadata.dc.contributor.advisor1: Almeida, Antônio de
metadata.dc.contributor.referee1: Reis, Maucia Vieira dos
metadata.dc.contributor.referee2: Almeida, Paulo Roberto de
metadata.dc.description.resumo: Esta monografia traz como tema a luta dos trabalhadores técnico-administrativos da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) num contexto em que a voz da população brasileira clamava pelo restabelecimento da democracia no país. Na euforia do desenvolvimento econômico, social e político, a cidade de Uberlândia abraçara a promessa de sediar uma importante instituição de ensino superior público, que além da sua importância educacional cumpriria o papel de empregar significativos contingentes de trabalhadores, em especial da região do Triângulo Mineiro. A integração social e política dos trabalhadores técnico-administrativos e a luta em defesa de seus direitos foram realizações constantes, a partir das diferentes experiências obtidas. Os depoimentos dos servidores da ativa e de aposentados historiciza a correlação de forças entre trabalhadores, chefias e patrões, bem como as relações de trabalho e as reivindicações salariais. Nesse aspecto chamam atenção as perseguições ocorridas e as variadas lutas travadas pelos servidores para reverter essa situação. Muitos deles recordam-se com orgulho da participação no processo de organização dos trabalhadores, em cada reunião política, em cada conversa no setor de trabalho e em cada informação recebida no cotidiano. Mereceu lugar de destaque nesses relatos a trajetória percorrida por esses servidores, no trabalho, na construção familiar e na educação dos filhos, o que externa sua alegria de ter participado da construção e do crescimento da UFU ao lado da comunidade universitária.
Keywords: Democracia
Desenvolvimento
Ensino superior
Comunidade universitária
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Citation: FERREIRA, Silnando Silvério. Organização e luta dos trabalhadores técnico-administrativos da Universidade Federal de Uberlândia: a construção do SINTET-UFU. 2006. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de História, Instituto de História, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2006.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19167
Issue Date: 2006
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
OrganizacaoLutaTrabalhadores.pdfTCC13.51 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.