Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19102
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBengezen, Viviane Cabral-
dc.date.accessioned2017-07-10T13:37:16Z-
dc.date.available2017-07-10T13:37:16Z-
dc.date.issued2017-04-07-
dc.identifier.citationBENGEZEN, Viviane Cabral. As histórias de autoria que vivemos nas aulas de inglês do sexto ano na escola pública. 2017. 208 f. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2017.102pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19102-
dc.description.abstractIn this narrative inquiry (CLANDININ; CONNELLY, 2000, 2011, 2015; CLANDININ, 2013), I narratively inquired into the experiences of authorship of the students I lived alongside in our English classes at a public school in Uberlândia - MG. Narrative inquiry considers the narrative commonplaces of temporality, sociality, and place as part of the three-dimensional inquiry space, a research space shaped in the relationships of the participants and the researcher. This methodology is based on a Deweyan ontology of experience. The grade six students Everton, Kamilly Vitória, Lowise, and Manoela, and Larissa (Lowise's mother), tell how they lived their experiences of authorship at school, and I tell my experiences of authoring my practice and the development of my signature as a teacher. Among the contributions to the area of Applied Linguistics, I consider, mainly, the discussions about the writing process in English, about the process of elaboration and creation of materials by language teachers, about the forms of assessment in English classes in public schools, and the possibilities of working with genres to teach and learn English. After inquiring into the stories we lived and told, I retold them and understood that the experiences of authorship that Everton, Kamilly Vitória, Manoela, Lowise, Larissa, and I lived were possible because we shared authority (OYLER, 1996) in English classes. The findings for this research are as follows: (1) We had narrative authority (OLSON, 1995) to live stories of freedom, singularity, responsibility and protagonism, always considering the ethicalrelational aspect of narrative inquiry (CLANDININ, 2013). (2) We become authors when we leave our signature (MELLO, 2012a, CLANDININ, CONNELLY, 2000, 2011, 2015) on the professional knowledge landscape of schools, expressing our personal practical knowledge (CLANDININ, CONNELLY, 1995). (3) We did this through the stories we told and texts we produced in English classes, built in and by the experiences lived in the knowledge communities (CRAIG, 1995; OLSON, CRAIG, 2001, 2002) we created.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLinguísticapt_BR
dc.subjectAutoriapt_BR
dc.subjectLíngua inglesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectHistórias de autoriapt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagem de inglêspt_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectAutoridade compartilhadapt_BR
dc.subjectPesquisa narrativapt_BR
dc.subjectEnglish teaching and learningpt_BR
dc.subjectStories of authorshippt_BR
dc.subjectPublic schoolpt_BR
dc.subjectShared authoritypt_BR
dc.subjectNarrative inquirypt_BR
dc.titleAs histórias de autoria que vivemos nas aulas de inglês do sexto ano na escola públicapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-co1Murphy, Michael Shaun-
dc.contributor.advisor1Mello, Dilma Maria de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761962J0pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4502945E2pt_BR
dc.description.degreenameTese (Doutorado)pt_BR
dc.description.resumoNesta pesquisa narrativa (CLANDININ; CONNELLY, 2000, 2011, 2015; CLANDININ, 2013), eu investiguei narrativamente as experiências de autoria vividas com meus alunos nas aulas de Inglês em uma escola pública em Uberlândia – MG. A pesquisa narrativa considera os termos-chave temporalidade, sociabilidade e lugar como parte do espaço tridimensional da pesquisa narrativa, um espaço de pesquisa criado no relacionamento entre o pesquisador e os participantes. Essa metodologia é baseada em uma ontologia deweyana da experiência. Meus alunos do sexto ano (o Everton, a Kamilly Vitória, a Lowise e a Manoela) e a Larissa, mãe da Lowise, contam como viveram suas experiências de autoria na escola, e eu narro minhas experiências de tentativas de autoria da prática docente. Entre as contribuições para a área da Linguística Aplicada, considero, principalmente, as discussões sobre o processo de escrita em língua inglesa, sobre o processo de elaboração de materiais por parte dos professores de línguas, sobre as formas de avaliação nas aulas da escola pública e as possibilidades de trabalho com gêneros para ensinar e aprender inglês. Depois de investigar narrativamente as histórias vividas e narradas, eu as recontei e compreendi que as experiências de autoria que eu, o Everton, a Kamilly Vitória, a Manoela, a Lowise e a Larissa vivemos foram possíveis porque nós compartilhamos autoridade (OYLER, 1996) nas aulas de Inglês. Os resultados dessa pesquisa foram os seguintes: (1) Nós tivemos autoridade narrativa (OLSON, 1995) para vivermos histórias de liberdade, singularidade, responsabilidade e protagonismo, sempre considerando o aspecto ético-relacional da pesquisa narrativa (CLANDININ, 2013). (2) Nós nos tornamos autores quando deixamos nossa assinatura (MELLO, 2012a; CLANDININ; CONNELLY, 2000, 2011, 2015) na paisagem do conhecimento profissional, expressando nosso conhecimento prático pessoal (CLANDININ; CONNELLY, 1995). (3) As histórias de autoria foram construídas por meio das histórias que contamos e dos textos que produzimos nas aulas de Inglês, construídos na e pelas experiências vividas nas comunidades de construção de conhecimento (CRAIG, 1995; OLSON; CRAIG, 2001, 2002) que formamos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Estudos Linguísticospt_BR
dc.sizeorduration208pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.te.2017.102pt_BR
dc.orcid.putcode81766316-
dc.crossref.doibatchid346e3418-c190-4110-8517-756f37a83f9f-
Appears in Collections:TESE - Estudos Linguísticos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HistoriasAutoriaVivemos.pdfDissertação7.45 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.