Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19101
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: A União Nacional dos Estudantes depois da Ditadura Militar: o movimento estudantil contemporâneo e a influência do Partido Comunista do Brasil
metadata.dc.creator: Guimarães, José Newton Rangel
metadata.dc.contributor.advisor1: Almeida, Antônio de
metadata.dc.contributor.referee1: Simonini, Giselda
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Jeanne
metadata.dc.description.resumo: Esta monografia objetiva compreender de que forma a UNE (União Nacional dos Estudantes) se reestruturou após a redemocratização do país e qual sua trajetória até os dias atuais. Também pretende analisar o processo de disputa interna pela direção da UNE, as tendências que realizam essa disputa, seus posicionamentos e principais embates. Dentro dessa perspectiva se faz inevitável e pertinente a investigação sobre a hegemonia política alcançada pelo PC do B, após a reconstrução da entidade em 1979. Inúmeros documentos históricos foram utilizados para o desenvolvimento da pesquisa: panfletos, cartazes, jornais, vídeos, resoluções oficiais e recortes de revistas. O trabalho está dividido em dois capítulos. O primeiro apresenta uma análise da história do movimento estudantil brasileiro até o momento histórico que permitiu a Fundação da União Nacional dos Estudantes, em 1937. Ainda no primeiro capítulo, o leitor encontrará um breve relato da ação da UNE, desde sua fundação até os dias de clandestinidade durante o regime militar (1964-1979). O segundo capítulo estabelece uma análise do processo de reconstrução da UNE, ocorrido dentro dos momentos finais da ditadura militar; quais os rumos tomados pelo movimento estudantil a partir de então. Através do diálogo com as fontes, a investigação se orienta para o esclarecimento dos motivos pelos quais se estabeleceu a hegemonia do PC do B na direção da UNE.
Notes: Resumo criado pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU.
Keywords: Política estudantil
União Nacional dos Estudantes
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Citation: GUIMARÃES, José Newton Rangel. A União Nacional dos Estudantes depois da Ditadura Militar: o movimento estudantil contemporâneo e a influência do Partido Comunista do Brasil. 2006. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2006.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19101
Issue Date: 2006
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
UniaoNacionalEstudantes.pdfTCC13.33 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.