Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19095
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Para além do instante: sobre a dificuldade de amar na "modernidade líquida" (questões contemporâneas em Amor líquido, de Zygmunt Bauman)
metadata.dc.creator: Barbosa, Marcos Henrique Martins
metadata.dc.contributor.advisor1: Seixas, Jacy Alves de
metadata.dc.contributor.referee1: Lopreato, Christina da Silva Roquette
metadata.dc.contributor.referee2: Faria, Daniel Barbosa Andrade de
metadata.dc.description.resumo: A questão das atuais características dos relacionamentos amorosos se mostra uma problemática das mais interessantes, e pretendo refletir de que maneira a "modernidade líquida" (com todos os seus valores e princípios) influencia, para melhor ou para pior, as relações afetivas a partir da obra Amor líquido, do sociólogo polonês Zygmunt Bauman. É claro que tal sentimento é influenciado por uma série de fatores, tais como: a) a cultura de uma sociedade ao encarar o amor de uma forma e não de outra, e meu trabalho é voltado para o cenário brasileiro, embora o que se passa aqui seja mais ou menos, o que se passa em qualquer outro país mergulhado na globalização (ou mundialização), com características e particularidades bem próprios de cada um, mas ainda assim, similares a todos os outros países ocidentais; b) a individualidade, tão característica dos tempos modernos, acirrada ao seu máximo no atual contexto líquido moderno, o que ajuda a explicar o comportamento dos indivíduos a lidarem com as dificuldades referentes à afetividade de um modo bastante peculiar se comparado com épocas anteriores a nossa; c) o narcisismo, trazido à tona pela psicanálise e que também ajuda a enriquecer as discussões e busca de soluções para os problemas referentes ao sentimento amoroso vivido pelo indivíduo contemporâneo. O enriquecimento que tal perspectiva de análise pode trazer a esta monografia é motivo mais do que suficiente para ser levada em conta. Refletir sobre até que ponto o atual cenário das relações afetivas é aceito e reproduzido pelas pessoas, e se elas encaram a fluidez amorosa de maneira positiva ou negativa, assim como os impactos de tais características sobre os sentimentos humanos. O que sente o indivíduo contemporâneo diante da ambivalência de sua vida, de seus anseios e desejos?
Keywords: Modernidade líquida
Relacionamentos líquidos
Consumismo
Narcisismo
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Citation: BARBOSA, Marcos Henrique Martins. Para além do instante: sobre a dificuldade de amar na "modernidade líquida" (questões contemporâneas em Amor líquido, de Zygmunt Bauman). 2008. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação de História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2008.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19095
Issue Date: 2008
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
InstanteDificuldadeAmar.pdfTCC8.78 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.