Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19090
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: A ambiguidade da memória: os ressentimentos de judeus e alemães na Alemanha Nazi
metadata.dc.creator: Martinelli, Andréa Landell
metadata.dc.contributor.advisor1: Caldas, Pedro Spinola Pereira
metadata.dc.contributor.referee1: Ramos, Alcides Freire
metadata.dc.contributor.referee2: Pereira, Mateus Henrique de Faria
metadata.dc.description.resumo: O trabalho visa contrapor as memórias das pessoas que viveram lados opostos de uma mesma história da Alemanha nazista, permitindo ver as ambivalências encontradas nas recordações dos sujeitos históricos e como elas se construíram alicerçadas em sentimentos fomentados pelo curso dos acontecimentos. Não se pode deixar de lado o esquecimento, que tem papel fundamental na seleção daquilo que deve ser lembrado e naquilo que se quer velado ou rejeitado. No primeiro capítulo a autora trabalha com questões referentes a sentimentos morais cotejando-as com fontes orais. O segundo capítulo apresenta os sentimentos de humilhação, culpa, vingança e outros, relatados pela literatura de testemunho e, principalmente, por imagens das narrativas encontradas nos livros “É isto um homem?” e “Os afogados e os sobreviventes”, de Primo Levi, entrelaçando-os com relatos esparsos encontrados em outros livros. No terceiro e último capítulo, aborda-se a visão alemã da história, o outro lado da memória do regime nazista e os sentimentos compartilhados pelos algozes, tratando também do sentimento de humilhação depois da derrota e o sentimento de culpa destinado a toda uma nação.
Notes: Resumo criado pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU.
Keywords: Memória
Esquecimento
Ressentimento
Holocausto
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Citation: MARTINELLI, Andréa Landell. A ambiguidade da memória: os ressentimentos de judeus e alemães na Alemanha Nazi. 2008. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2008.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19090
Issue Date: 2008
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AmbiguidadeMemoriaRessentimentos.pdfTCC14.6 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.