Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19073
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: História e charges: reflexões sobre o trabalho de Maurício Ricardo
metadata.dc.creator: Santos, Rogério Cortes dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Vasconcelos, Regina Ilka Vieira
metadata.dc.contributor.referee1: Barbosa, Marta Emísia Jacinto
metadata.dc.contributor.referee2: Freitas, Sheille Soares de
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho objetiva explicar a atração que as charges de animação de Maurício Ricardo exercem em um público cada vez maior, buscar entender como esta metodologia existente na movimentação é capaz de ser tão atraente e ao mesmo tempo conter uma carga de interpretação tão grande. Pensar nos desenhos para além de uma simples comunicação verbal e, sim, pensá-los como uma representação infinita de contextos e possibilidades na interpretação e construção do real. O recorte temporal se refere à disposição das charges no do site www.charge.uol.com.br que disponibiliza este material de 2002 a 2008. O trabalho de leitura e compreensão do material exposto no site toma como referência reflexões teóricas, metodológicas e historiográficas como as de Pierre Francastel, Marcos Antônio da Silva, entre outros que desenvolveram trabalhos frente a indagações sobre imagens e suas relações com a sociedade onde foram produzidas. O objetivo é entender como estas são desenvolvidas e, a partir desta análise, estabelecer fatores de relacionamento com a sociedade. Ou seja, determinar seu foco de atuação e, principalmente de interferência na sociedade; buscar analisar os pontos utilizados para garantir a interlocução assim como também determinar fatores de importância desta relação. O primeiro capítulo descreve e analisa o principal foco de pesquisa, o site. O segundo capítulo analisa duas abordagens feitas pelo artista em seu trabalho, procurando esboçar e analisar as duas frentes interpretativas, uma de repercussão nacional e outra de fatores cotidianos, elementos comuns à vida.
Notes: Resumo criado pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU.
Keywords: Imagem
Charges
Maurício Ricardo
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Citation: SANTOS, Rogério Cortes dos. História e charges: reflexões sobre o trabalho de Maurício Ricardo. 2008. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2008.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19073
Issue Date: 2008
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HistoriaChargesReflexoes.pdfTCC6.98 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.