Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19000
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Desenvolvimento de plataforma eletroquímica para análise diferencial de herbicidas comerciais a base de glifosato
metadata.dc.creator: Stutz, João Lucas Cunha
metadata.dc.contributor.advisor1: Balvedi, Renata Pereira Alves
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Paula, Aline Teodoro de
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Anielle Christina Almeida
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Jean Carlos
metadata.dc.description.resumo: Neste trabalho, foram abordados os estudos eletroquímicos relativos ao desenvolvimento de plataforma eletroquímica para análise diferencial de herbicidas comerciais a base de glifosato. Este estudo proporcionou metodologia eletroanalítica para determinação do herbicida glifosato comercial simulando a sua interação com nanocristais de oxido de zinco dopadas com prata. Inicialmente, eletrodos screen-printed de ouro (BT220) foram selecionadas como plataformas e por meio de técnicas eletroanalíticas (voltametria de pulso diferencial) encontrou-se os valores de oxidação inerentes ao glifosato e seu componente comercial. O estudo inicial da interação entre glifosato e o microeletrodo de ouro foi feito em meio de tampão fosfato e em seguida o enriquecimento com NPs, além de imagens de microscopia de força atômica do processo de montagem do sensor. Os equipamentos (software PSTrace 4.1 e minipotenciostato PalmSens3) empenhados neste trabalho foram utilizados com sucesso na determinação de glifosato (480mg . L-1) em amostras de água e análise de superfície o Microscópio de Forca Atômica (AFM, Shimadsu) foi utilizado para quantificação e avaliação da rugosidade (Rq). A detecção de glifosato em amostras apresentou algumas vantagens, tais como, análise direta e rápida, ou seja, não são necessárias demoradas reações de derivatização da amostra; sem etapas de extração/limpeza da amostra;; baixo custo das análises, quando comparado aos preços dos reagentes de derivatização e instrumentação simples e de baixo custo.
Keywords: Glifosato
Nanocristais
Biossensores
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Citation: STUTZ, João Lucas. Desenvolvimento de plataforma eletroquímica para análise diferencial de herbicidas comerciais a base de glifosato. 2016. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19000
Issue Date: 9-Dec-2016
Appears in Collections:TCC - Agronomia (Uberlândia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DesenvolvimentoPlataformaEletroquimica.pdfTCC1.61 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.