Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18995
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Caracteres agronômicos em variedades de arroz inundado em função da aplicação foliar de bioestimulantes e micronutrientes
Author: Prado, Lucas Philippi Paim do
First Advisor: Pereira, Hamilton Seron
First member of the Committee: Vasconcelos, Ana Carolina Pereira de
Second member of the Committee: Siqueira, Thiago Prudente
Summary: Atualmente há um forte questionamento na comunidade cientifica acerca da ação de agroquímicos de regulação hormonal na nutrição de plantas cultivadas com níveis adequados de nutrientes, pois com uma crescente demanda populacional, uma agricultura cada vez mais técnica precisará ser desenvolvida. O objetivo deste trabalho foi avaliar e comparar duas fontes bioestimulantes à base de extrato de algas contendo silício e micronutrientes, nos aspectos nutricionais, vegetativos e produtivos em duas variedades de arroz inundado. O experimento (teste biológico) foi realizado em casa de vegetação pertencente à Universidade Federal de Uberlândia. Foram utilizados vasos de 10 kg, com solo classificado como Neossolo Quartzarênico. Utilizaram-se as cultivares BRS Atalanta e IRGA 421 (ambas adaptadas ao cultivo inundado). O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com seis repetições, em arranjo fatorial (2x2+1). Os tratamentos consistiram de duas doses (1,50 e 3,00 L ha-1) e testemunha adicional (0,00 L ha-1) de duas fontes bioestimulantes, o Produto 1 contendo concentrações de 5,7% de zinco, 17% de fósforo, 13% de nitrogênio e 2,5% de manganês, e o Produto 2 (uma fonte contendo silicato de potássio enriquecido com zinco), nas concentrações de 1,5% de Si, 1,5% de K e 0,5% de Zn em aplicação única. Foram avaliados: valores de clorofila A, B e Total; teores foliares de silício, macro e micronutrientes; massa de matéria seca de raiz e parte aérea, número de panículas por vaso, massa de 100 grãos, produção por vaso e produtividade. Foram testadas as pressuposições estatisticas dos dados obtidos, os quais foram submetidos a análise de variância pelo teste de Tukey a 0,05 de significância. A aplicação das fontes bioestimulantes contendo micronutrientes e silicato de potássio enriquecido com zinco alterou significativamente os teores foliares de N, Ca, Fe, Zn, Cu, os valores de clorofilas B, da relação N/Si e a produção de massa de matéria seca de raiz. Entretanto, os teores foliares de P, K, S, Mg, Mn, Si, dos valores de clorofilas A e Total, da produção de massa de matéria seca da parte aérea, número de panículas por vaso, massa de 100 sementes, produção por vaso e produtividade não sofreram alteração significativa em função das diferentes doses dos dois bioestimulantes.
Keywords: Adubação foliar
Ascophyllum nodosum
Nutrição de plantas
Oryza sativa
Agroquímicos de regulação hormonal
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: PRADO, Lucas Philippi Paim do. Caracteres agronômicos em variedades de arroz inundado em função da aplicação foliar de bioestimulantes e micronutrientes. 2017. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18995
Date of defense: 21-Mar-2017
Appears in Collections:TCC - Agronomia (Uberlândia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CaracteresAgronômicosVariedades.pdfTCC345.99 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.