Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18988
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Acúmulo de silício em genótipos de sorgo com diferentes graus de resistência ao pulgão Schizaphis graminum (Rondani) (Hemiptera: Aphididae)
Author: Santos, Ana Letícia Zero dos
First Advisor: Sampaio, Marcus Vinicius
First member of the Committee: Celoto, Fernando Juari
Second member of the Committee: Lima, Diego Tolentino de
Summary: O silício não é considerado um elemento essencial, porém quando utilizado na adubação algumas plantas tem a capacidade de acumulá-lo e com isso atenuar a ocorrência de insetos pragas. Diante disso, objetivou- se avaliar a diferença no acúmulo de silício entre genótipos de sorgo com diferentes graus de resistência ao pulgão Schizaphis graminum. O solo utilizado no experimento foi adubado com sílica gel na dose 600 Kg ha-1 de silício e incubado por 30 dias para reação. Após a incubação foram semeados três genótipos de sorgo, TX430XGR111, GB3B e BR7B, sendo eles resistente, moderadamente resistente e suscetível, respectivamente. Os vasos foram mantidos em casa de vegetação por 47 dias para o acúmulo de silício nas plantas. Posteriormente as plantas foram destinadas ao Laboratório de Tecnologia de Fertilizantes (LAFER) da UFU para análise do teor de silício foliar. O teor de silício encontrado nos genótipos sem e com adubação silicatada respectivamente foi 0,85% e 1,10% para o genótipo TX430GR111 (resistente), 0,75% e 1,26% para BR7B (suscetível) e 0,92% e 1,40% para GB3B (moderadamente resistente). Assim, os genótipos responderam à adubação com silício e o acumularam de forma diferente. Porém, esse acúmulo não dependeu do grau de resistência dos genótipos.
Keywords: Silício
Resistência induzida
Pulgão-verde
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: SANTOS, Ana Letícia Zero dos. Acúmulo de silício em genótipos de sorgo com diferentes graus de resistência ao pulgão Schizaphis graminum (Rondani) (Hemiptera: Aphididae). 2017. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18988
Date of defense: 23-Mar-2017
Appears in Collections:TCC - Agronomia (Uberlândia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AcúmuloSilícioGenótipos.pdfTCC206.53 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.