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metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Embargado
Title: A nasalidade na escrita de alunos do quarto e quinto anos do Ensino Fundamental I – descrição e intervenção pedagógica
metadata.dc.creator: Rodrigues, Éllis Márcia Batista
metadata.dc.contributor.advisor1: Magalhães, José Sueli
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Pedro André da
metadata.dc.contributor.referee2: Leite, Camila Tavares
metadata.dc.description.resumo: Neste trabalho, apresentamos um estudo sobre a representação da nasalidade em textos escritos de alunos do quarto e quinto anos do Ensino Fundamental I de uma escola pública da cidade de Trindade - GO. Ocorrências de palavras como bobeiro para bombeiro; acomteceu para aconteceu; muinto para muito caracterizam os processos fonológicos, denominados, respectivamente, como apagamento, troca e inserção da nasalidade. Um corpus constituído por 417 textos foi descrito e analisado com o objetivo de encontrar as causas dos desvios de escrita da nasalidade, bem como propor uma intervenção pedagógica pautada no estudo fonético e fonológico da Língua Portuguesa para melhorar o desempenho de alunos. Entre as discussões teóricas que nos embasaram, encontram-se a visão de Matzenauer (2005) e a de Callou e Leite (2003) sobre a Fonética e a Fonologia. Depois, apresentamos o quadro vocalíco e consonantal do Português, bem como as noções de sílaba e de nasalidade, reportando-nos a Camara Jr (1998), Silva (2002), Alves (2012) e Seara, Nunes e Lazzarotto-Volcão (2015). Para o estudo dos processos fonológicos, pautamo-nos em Zorzi (2003) e em Othero (2015). Outro aporte importante neste trabalho são as pesquisas relacionadas à consciência fonológica e à alfabetização, para as quais retomamos estudos de Bisol (1974), Morais (1990), Signorini (1998), Lemle (2000), Callou e Leite (2003), Moojen (2003), Scliar-Cabral (2003), Freitas (2004), Morais e Leite (2005), Adams (2006), Bortoni (2006), Santos (2012) e Queiroba, Zorzi e Garcia (2015). Nossa metodologia foi elaborada com base em estudos sobre: i) a concepção de escrita segundo Oliveira (2005); ii) os níveis de hipótese da escrita, de acordo com Ferreiro e Teberosky (1985); iii) pressupostos vigotskianos sobre a zona de desenvolvimento proximal, os jogos e a ludicidade; e, por fim, iv) a visão de Lamprecht (2012) e Piaget (1976) dos jogos para desenvolvimento cognitivo. A análise das produções iniciais dos alunos revelou um número significativo de trocas, apagamentos e de inserçõesda nasalidade. Em virtude disso, propusemos uma intervenção pedagógica formada por quatorze aulas, teóricas e práticas sobre vogais, consoantes e sílabas, além de utilizar o kit alfabeto móvel e quatro jogos pedagógicos (caça-palavras nasal, memória nasal, bingo da nasalidade e baralho de sílabas) produzidos com palavras utilizadas pelos próprios alunos em suas produções iniciais ou da lista de pares mínimos nasal/não-nasal. Conclui-se que aulas teóricas e jogos pedagógicos embasados nos estudos fonético-fonológicos podem diminuir consideravelmente as ocorrências de processos fonológicos de troca, apagamento e inserção da nasalidade na escrita de textos de alunos do quarto e quinto anos do Ensino Fundamental I.
Abstract: In this paper, we present a study about the representation of nasality in texts written by fourth and fifth grade students from the Elementary Education of a municipal public school. Occurences of words like bobeiro to bombeiro; acomteceu to aconteceu; muinto to muito characterizes the phonological processes, respectively erasure, swap and insertion of nasality. A corpus with 417 texts was described and analysed in order to find the causes of the nasality writing desviations, as well as to propose a pedagogical intervention based on phonetic and phonological study of the Portuguese Language to improve students performance. Among the theoretical discussions we underpin, there are the vision of Matzenauer (2005) and the vision of Callou and Leite (2003) on the phonetics and phonology. Then, we present the Portuguese vowels and consonants, along with the syllable and nasality, taking as reference Camara Jr (1998), Silva (2002), Alves (2012) and Seara, Nunes e Lazzarotto-Volcão (2015). For the phonological processes study we relied on Zorzi (2003) and Othero (2015). Another important contribution in this paper are the researches related to phonological awareness and literacy, for which we used as reference studies from Bisol (1974), Morais (1990), Signorini (1998), Lemle (2000), Callou and Leite (2003), Moojen (2003), Scliar-Cabral (2003), Freitas (2004), Morais;Leite (2005), Adams (2006), Bortoni (2006), Santos (2012) and Queiroba, Zorzi e Garcia (2015). Our methodology was developed based on studies about: i) the writing conception, according to Oliveira (2005); ii) the hypothesis levels of writing, according to Ferreiro e Teberosky (1985); iii) Vigotskys's assumptions about zone of proximal development, games and playfulness; and lastly, iv) the Lamprecht (2012) and Piaget's (1976) perpective about cognitive development games. The initial results obtained with the analysis of the students initial productions revealed the significant number of swap, erasure and nasality insertion. Because of that, we proposed a pedagogical intervention consisting of fourteen classes, theoretical and practical classes about vowels, consonants as syllables, besides using four educational games (nasal hunting words, nasal memory, nasality bingo and syllables cards) produced with words that were used by the students in their initial productions or with words from the nasal/ non nasal minimal pair list. The analysis of the final productions and the comparison of these with the initial numbers revealed that the theoretical classes and the pedagogical games based on the phonetic and phonological studies can reduce substantially the occurences of the phonological processes of erasure, swap and nasality insertion in the writing of fourth and fifth grade students from the Elementary Education.
Keywords: Linguística
Língua portuguesa - Estudo e ensino
Nasalidade (Fonética)
Fonética
Fonologia
Processos fonológicos
Nasalidade
Ensino
Phonetic
Phonology
Phonological processes
Nasality
Education
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Letras (Mestrado Profissional)
Citation: RODRIGUES, Éllis Márcia Batista. A nasalidade na escrita de alunos do quarto e quinto anos do ensino fundamental I – descrição e intervenção pedagógica. 2017. 151 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18953
Issue Date: 11-Nov-2017
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Letras (Mestrado Profissional)

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