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Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: O programa institucional de bolsa de iniciação à docência na formação continuada de professores supervisores de Física
Autor(es): Batista, Leila Santos Freitas
Primeiro orientador: Takahashi, Eduardo Kojy
Primeiro membro da banca: Colombo Junior, Pedro Donizete
Segundo membro da banca: Ustra, Sandro Rogério Vargas
Resumo: O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) foi criado pelo Ministério da Educação como incentivo à prática do magistério, através da aproximação entre a universidade e escola, teoria e prática, formandos e formadores, valorizando principalmente a formação de alunos da licenciatura através de ações e práticas pedagógicas no seio escolar. No entanto, essa pesquisa lança o olhar para a formação do professor supervisor, considerando que além de ser formador nesse processo, é também um sujeito em desenvolvimento profissional, que aprende e constrói sua carreira ao longo do tempo. Por isso, essa pesquisa teve por objetivo compreender como o PIBID, vinculado à Universidade Federal de Uberlândia, tem influenciado na formação continuada de professores supervisores de Física. A pesquisa representa um estudo de caso e a abordagem qualitativa foi a inspiração metodológica, para tal, utilizou-se de entrevistas semiestruturadas e análise documental. Os dados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo e representados em cinco categorias: ações do PIBID; valorização da formação inicial; influência na prática; ênfase aos saberes pedagógicos; ênfase à experiência no PIBID. Assim, percebeu-se que as ações e atividades desenvolvidas por meio do PIBID, têm potencial para influenciar a formação continuada dos professores supervisores, através da aproximação com o contexto universitário e conhecimento de novas possibilidades de ensino. Dentre os resultados, identificou-se que há uma valorização dos saberes pedagógicos, através da inserção de estudos teóricos que fundamentam a prática de ensino, e a experiência no PIBID tem sido apontada como um espaço para a reflexão da prática docente e troca de experiências entre os sujeitos, embora, não priorize a formação continuada.
Abstract: The Institutional Program for Scholarships for Initiation in Teaching (PIBID) was established by the Ministry of Education as an incentive to the practice of teaching, through the approximation between university and school, theory and practice, trainees and trainers, valuing especially the training of undergraduate students through actions and pedagogical practices in school environment. However, this study launched to look at the formation of the housemaster, considering that in addition to being a trainer in the process, is also a subject in professional development learning and build your career through in everyday experience. Therefore, this study aimed to understand how the PIBID linked to the Federal University of Uberlândia has influenced the continued training of supervisors physics teachers. The research is a case study and a qualitative approach was the methodological inspiration for such use of semi-structured interviews and document analysis. Data were analyzed using content analysis and represented in five categories: PIBID Shares; appreciation of initial training; influence in practice; emphasis on pedagogical knowledge; emphasis on experience in PIBID. Thus, it was noticed that the actions and activities through PIBID, have potential to influence the continuing education of supervising teachers, by bringing to the university context and knowledge of new teaching opportunities. Among the results , it was identified that there is an appreciation of pedagogical knowledge, by inserting theoretical studies supporting the practice of education and experience in PIBID has been identified as a space for the practical reflection teaching and exchange of experiences among the subjects, although, not prioritize continuing education.
Palavras-chave: Educação
Formação
Professores
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)
Formação de professores
PIBID
Formação Continuada
Professor Supervisor
Continuing Education
Supervisor Teacher
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Referência: BATISTA, Leila Santos Freitas. O programa institucional de bolsa de iniciação à docência na formação continuada de professores supervisores de Física. 2016. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.486
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.486
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18911
Data de defesa: 28-Ago-2016
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