Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18868
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Agentes e as gentes: a construção do patrimônio histórico cultural em Uberlândia – Década de 1980
metadata.dc.creator: Rizzotto, Caroline Campos
metadata.dc.contributor.advisor1: Dângelo, Newton
metadata.dc.contributor.referee1: Lehmkuhl, Luciene
metadata.dc.contributor.referee2: Almeida, Antônio de
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho procura abordar as relações que se estabeleceram a partir do Patrimônio Histórico Cultural na cidade de Uberlândia, na década de 1980, acompanhando os agentes responsáveis pelas iniciativas de preservação e os sujeitos que estiveram afastados destas ações. Os agentes considerados neste trabalho são as pessoas que se envolveram diretamente com o patrimônio histórico de Uberlândia, quais sejam: professores universitários, funcionários da recém-criada secretaria de cultura na década de 1980, membros do Comphac - Conselho de Patrimônio da cidade -, memorialistas, ou até indiretamente, os empresários da construção civil. As gentes, por outro lado, são os cidadãos da cidade, transeuntes, comerciantes, camelôs, congadeiros, moradores do município que, de alguma forma, recebem estas ações e se identificam, ou não, com os símbolos instituídos. Para compreender o processo do efeito patrimônio no âmbito da cidade de Uberlândia recorreu-se a pesquisas em dois jornais que circulavam na década de 1980 - Jornal Correio de Uberlândia e Jornal Primeira Hora -, inventários dos bens tombados, documentos e dossiês relativos aos tombamentos, algumas atas do Comphac, projetos de lei da Câmara Municipal de Uberlândia e, por fim, ao depoimento de alguns interlocutores que participaram direta ou indiretamente deste processo. No texto foram inseridas algumas fotos de imóveis que foram analisados, a fim de oferecer referência ao leitor.
Notes: Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU.
Keywords: Patrimônio histórico cultural
Uberlândia
Conselho de patrimônio
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Citation: RIZZOTTO, Caroline Campos. Agentes e as gentes: a construção do patrimônio histórico cultural em Uberlândia – Década de 1980. 2008. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2008.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18868
Issue Date: 2008
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AgentesGentesConstucao.pdfTCC12.61 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.