Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18820
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Para aquém do heroísmo e para além da adulação servil: espelhos de virtude na propaganda política ultramarina portuguesa
metadata.dc.creator: Felipe, Cleber Vinicius do Amaral
metadata.dc.contributor.advisor1: Luz, Guilherme Amaral
metadata.dc.contributor.referee1: Voigt, André Fabiano
metadata.dc.contributor.referee2: Cerasoli, Josianne Francia
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho pretende sondar a confecção de “heróis cristãos” em duas obras, editadas conjuntamente em 1601: Prosopopeia, texto que exalta as façanhas do terceiro donatário da Capitania de Pernambuco, Jorge d’Albuquerque Coelho, e um Relato de Naufrágio, narrativa em prosa que se ocupa de apontar as desventuras que afligiram Jorge d’Albuquerque e sua tripulação, no decorrer de uma viagem a caminho de Lisboa. Levamos em consideração o caráter propagandístico presente nestas obras, que visavam, além de causar deleite, ensinar preceitos da moral cristã e normas de conduta política através dos retratos poéticos dos homenageados, movendo seu público a imitá-los. O primeiro capítulo trata do ambiente político no qual reside o herói e para o qual ele direciona toda sua grandeza de espírito, aventando o papel dos protagonistas frente às particularidades históricas que lhes são próprias. O segundo capítulo aborda a relação virtude/fortuna/infortúnio, comum a textos épicos, através da construção dos “perfis” heroicos e de seus oponentes, com o cuidado de se atentar para os valores e ações que lhes são atribuídos. Por fim, é sobre a morte do herói que o terceiro capítulo disserta, comparando modelos épicos e levantando lugares-comuns no que concerne às representações da morte ou, simplesmente, das ameaças que ela patrocina. Os assuntos, portanto, se intercalam entre a vida política do herói, os valores morais que lhes são pautados e a sua boa-morte, sempre com o cuidado de considerar as particularidades históricas que lhes dão subsídio.
Keywords: Cristianismo
Mitologia
Retórica
Poética
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Citation: FELIPE, Cleber Vinicius do Amaral. Para aquém do heroísmo e para além da adulação servil: espelhos de virtude na propaganda política ultramarina portuguesa. 2009. 97 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2009.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18820
Issue Date: 2009
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HeroismoAdulacaoServil.pdfTCC531.77 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.