Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18806
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Trabalhadores rurais sem teto: lutas por moradia na cidade de Campina Verde-MG. Loteamento Jovina de Oliveira, Campina Verde-MG, 1998/2009
metadata.dc.creator: Guimarães, Marcos Vinícius Duarte
metadata.dc.contributor.advisor1: Almeida, Antônio de
metadata.dc.contributor.referee1: Ferreira, Jorgetânia da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Azevedo, Edeilson Matias de
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho constitui-se a partir de uma reflexão e análise da trajetória dos trabalhadores sem-teto, no município de Campina Verde-MG, desde 1998 até os dias atuais, buscando demonstrar as lutas vivenciadas por estes para a obtenção de lotes e posteriormente casas para morar. Visto que após a obtenção e conquista destes lotes os trabalhadores viram se com vários outros problemas e dificuldades de permanência nestes como por exemplo, falta de asfalto, saneamento básico, energia dentre outros que foram enfrentados e combatidos pelos moradores do loteamento e atualmente Bairro Jovina de Oliveira. Portanto vários trabalhadores sem condições de construir e vivenciando preconceitos tiveram que, obrigados nas muitas das vezes, venderem ou alugarem seus lotes e residências, acabando assim com os sonhos de alguns de terem sua casa própria. Para isso procurarei analisar o processo de implantação de projetos para a obtenção de moradias no Brasil e junto a isto analisar em Campina Verde, os meios pelos quais os trabalhadores sem-teto ocuparam o terreno que até então era da COHAB (Companhia de Habitação) e que voltou a ser da prefeitura municipal, para assim tornarem propriedades dos trabalhadores. Porém neste meio tempo muitos entraves foram feitos, dificultando que estes não conseguissem uma melhor qualidade de vida. Para organizar esta reflexão e análise procurarei os documentos escritos e fontes orais com relatos sobre este processo além de uma bibliografia que me forneça alicerce para debater e criticar se preciso além de refletir e analisar, dentre os quais cito Marc Bloch, Eric Hobsbawn, Raphael Samuel, Maria Célia Paoli, Antônio Severino Muniz, Antônio de Almeida, entre outros.
Keywords: Sonho
Lutas
Moradia
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Citation: GUIMARÃES, Marcos Vinícius Duarte. Trabalhadores rurais sem teto: lutas por moradia na cidade de Campina Verde-MG. Loteamento Jovina de Oliveira, Campina Verde-MG, 1998/2009. 2009. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2009.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18806
Issue Date: 2009
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TrabalhadoresRuraisTeto.pdfTCC9.41 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.