Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18773
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Entre o saber médico popular e a alopatia: astúcias e persistências - Uberabinha (1900–1930)
metadata.dc.creator: Castro, Doriam Erich de
metadata.dc.contributor.advisor1: Machado, Maria Clara Tomaz
metadata.dc.contributor.referee1: Ferreira, Rosa Maria
metadata.dc.contributor.referee2: Gomide, Leila Regina Scallia
metadata.dc.description.resumo: A monografia pretende revisitar o passado, questionando-o quanto à tensão entre o saber científico (alopatia) e o saber popular buscando os contornos das relações entre esses saberes, bem como suas implicações mais amplas. Para tanto, ao dar os primeiros passos na direção de se desvendar as relações entre estes saberes, tentou-se reconstituir minimamente a institucionalização do saber médico local que se presencia desde o início do século, como demonstram os jornais A Tribuna, Progresso, Paranayba, e se inicia sua consubstanciação, a partir da inauguração do primeiro Hospital Regional - fruto da política Vargas. O que justifica o corte cronológico (1900-1930). Vale a pena ressaltar a relevância do tema, devido às inúmeras obras produzidas no que tange a questão da saúde e políticas públicas de saúde no Brasil. Contudo, não há trabalhos nesta temática sobre Uberlândia e muito menos sobre a institucionalização do saber médico e a sua relação com o saber popular. A pesquisa foi realizada trilhando os caminhos da história cultural, o que lhe deu subsídios para resgatar o papel das classes sociais e suas estratificações, conflitos sociais, não se limitando a descrever o cotidiano das relações sociais, mas percebendo nas crenças populares as resistências e recusas.
Notes: Palavras-chave e Resumo criados pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU.
Keywords: Saber médico
Saber popular
Uberabinha
1900-1930
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Citation: CASTRO, Doriam Erich de. Entre o saber médico popular e a alopatia: astúcias e persistências - Uberabinha (1900-1930). 2000. 90 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2000.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18773
Issue Date: 2000
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SaberMedicoPopular.pdfTCC5.05 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.