Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18770
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: A inserção do capital no campo: industrialização e exclusão social (1964-1979)
metadata.dc.creator: Freitas, Sheille Soares de
metadata.dc.contributor.advisor1: Gonçalves Neto, Wenceslau
metadata.dc.description.resumo: O trabalho objetiva compreender a dinâmica da agricultura no país, visto que as mudanças pelas quais o campo passa tanto influem como são reflexos do caminhar da sociedade, seja no campo ou na cidade. Pode-se dizer que a inserção de capital no setor rural a partir de meados da década de 1960 não foi um fator apenas de melhoria técnica - avanço tecnológico, incentivo à pesquisa, insumos modernos, etc. - como anunciava o governo, mas principalmente de agravamento dos problemas no setor rural; pois as políticas implementadas a partir de então vão ter destino certo: as grandes fazendas que se tornam empresas rurais atendendo ao mercado externo e à produção agroindustrial. Com isso acarreta-se a pauperização do homem do campo, conflitos pela posse da terra, êxodo rural e marginalização do pequeno proprietário e trabalhador rural - incapazes de garantir seu lugar no mercado (tanto como comerciante, como mão-de-obra). Isto posto, a proposta é discutir essas e outras questões sendo que o primeiro capítulo visa a recuperar a conjuntura dos governos militares, analisando as políticas governamentais do período na modernização da agricultura ressaltando o papel do Estado como interventor direto na modernização do agro nacional e quais as consequências geradas por essa intervenção. Simultaneamente procura-se analisar o posicionamento dos jornais pesquisados - Correio de Uberlândia e Tribuna de Minas - diante do tema. O segundo capítulo se propõe a avaliar o trabalho apresentado e suscitar questões para amadurecimento de novos trabalhos sobre a temática.
Notes: Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU.
Keywords: Capital
Campo
Exclusão social
Brasil
1964-1979
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Citation: FREITAS, Sheille Soares de. A inserção do capital no campo: industrialização e exclusão social (1964-1979). 2000. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2000.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18770
Issue Date: 2000
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
InsercaoCapitalCampo.pdfTCC14.72 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.