Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18758
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Os estudos sobre mulheres e gênero nas monografias dos cursos de história - 1987/1998
metadata.dc.creator: Andrade, Núbia Cristina de
metadata.dc.contributor.advisor1: Rodrigues, Jane de Fátima Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Borges, Dulcina Tereza Bonati
metadata.dc.contributor.referee2: Guerra, Cláudia Costa
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho é uma análise da produção sobre a História das Mulheres e Gênero nas monografias do curso de História da Universidade Federal de Uberlândia no período de 1987 à 1998. Mediante a análise de uma relação de monografias dos(as) alunos(as) dos Cursos de História existente no LEAH (Laboratório de Ensino e Aprendizagem em História) depositadas entre 1987 a 1998 pôde-se perceber que o tema Gênero e História das Mulheres ainda é muito pouco discutido dentro do Curso. Logo a pesquisa visa a verificar como esses(as) alunos(as) trabalharam as relações de Gênero, e como eles(as) resgataram a História das Mulheres em suas pesquisas. Do total de 92 monografias defendidas entre 1987 a 1998 existentes no LEAH, apenas 12 referem-se à temática em questão. De posse destas monografias foi feita uma leitura atenciosa com o intuito de identificar em cada um desses trabalhos a forma como foram construídos, observando as fontes utilizadas, o embasamento teórico-metodológico, os temas propriamente ditos com seus respectivos cortes cronológicos e as bibliografias utilizadas para o desenvolvimento da pesquisa. Os trabalhos foram agrupados levando-se em conta os assuntos. De um total de 12 monografias lidas, três, são sobre mulher e religião; duas se referem à mulher na velhice; duas se ocupam das mulheres e os movimentos feministas; duas sobre a mulher na política. As demais tratam da mulher e a prostituição; o carisma de Emilinha Borba e a importância da mulher negra na obra Casa Grande e Senzala, de Gilberto Freire.
Notes: Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU.
Keywords: Gênero
Estudo
Monografias
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Citation: ANDRADE, Núbia Cristina de. Os estudos sobre mulheres e gênero nas monografias dos cursos de história - 1987/1998. 2000. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2000.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18758
Issue Date: 2000
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EstudosMulheresGenero.pdfTCC1.11 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.