Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18755
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Lapidando o poder: a Câmara Municipal de Uberlândia na década de 90
Author: Carvalho, Leandra Paulista de
First Advisor: Borges, Dulcina Tereza Bonati
First member of the Committee: Lopreato, Christina da Silva Roquette
Second member of the Committee: Guerra, Cláudia Costa
Summary: Esse trabalho pretende captar os múltiplos sentidos presentes na atuação dos vereadores, em especial de duas vereadoras da Câmara Municipal de Uberlândia na década de 1990. Contudo, nessa tarefa, mantiveram-se conscientes as tensões que atravessam o trabalho cujo caráter mantém-se aberto a outras descobertas, perspectivas e interrogações. Para tanto, a categoria Gênero, trabalha com as relações percebendo através de que procedimentos simbólicos, jogos de significações, cruzamentos de conceitos e relações de poder as referências culturais são sexualmente produzidas. Essa nova proposta metodológica insiste em que se considere as diferenças sexuais enquanto construções culturais, desmontando conceitualizações que fixam e enquadram indivíduos e representações. Além disso, propõe-se a pensar as relações de gênero enquanto relações de poder, e nesse sentido a dominação não se localiza num ponto fixo, num outro masculino, mas se constitui nos jogos relacionais e de linguagem. Nesta perspectiva, o trabalho visa a apreender as práticas, as resistências e a disciplinarização das relações de poder que envolvem o mundo da política em Uberlândia. O objetivo central é analisar a dinamicidade das relações entre as vereadoras e vereadores dentro do legislativo, buscando evidenciar as estratégias especificamente das vereadoras, no desenvolvimento de seus projetos e funções, inseridos num espaço constituído por maioria masculina. O corte cronológico de 1990 a 1999 corresponde ao período em que o discurso da redemocratização no Brasil toma consistência real, apesar de ser o período que corresponde ao menor número de vereadoras na Câmara Municipal de Uberlândia. Para a realização desta pesquisa foram utilizadas fontes oficiais e não oficiais, além de entrevistas com vereadores e vereadoras.
Notes: Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU.
Keywords: Poder
Câmara Municipal
Uberlândia
Década de 90
Gênero
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: CARVALHO, Leandra Paulista de. Lapidando o poder: a Câmara Municipal de Uberlândia na década de 90. 2000. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2000.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18755
Date of defense: 2000
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LapidandoPoderCamara.pdfTCC12.46 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.