Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18731
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: CEMIG: a questão da segurança e prevenção dos acidentes de trabalho
metadata.dc.creator: Araújo, Harley de
metadata.dc.contributor.advisor1: Cardoso, Heloisa Helena Pacheco
metadata.dc.contributor.referee1: Almeida, Paulo Roberto de
metadata.dc.contributor.referee2: Gonçalves Neto, Wenceslau
metadata.dc.description.resumo: O objetivo da monografia é analisar as políticas de prevenção e segurança no trabalho e as relações sociais entre empregados e empregadores no âmbito da Companhia Energética de Minas Gerais - CEMIG, situada em Uberlândia. Várias indagações nortearam a preocupação com essa temática: os projetos de segurança e prevenção de acidentes realmente beneficiam os trabalhadores, proporcionando maior segurança e conforto no trabalho, através de materiais adequados e treinamentos constantes? Os projetos postos em prática trouxeram resultados positivos para a empresa e para o trabalhador? Qual a receptividade do trabalhador a tais projetos? Para isso, o trabalho se estruturou da seguinte forma: o primeiro capítulo trata dos projetos desenvolvimentistas no Brasil nas décadas de 1950 e 1960, dando ênfase aos realizados no setor elétrico. Analisa as prioridades governamentais de investimentos, voltadas para o projeto de industrialização, que sempre visaram ao aumento da produtividade, mostrando que o desenvolvimento industrial que o Brasil sofreu durante o segundo Governo Vargas (a partir de 1951), e com maior intensidade no Governo Juscelino Kubitschek, exigiram mudanças gradativas nas organizações industriais para atender às exigências de mercado e manter o nível de eficiência. Examina os motivos da instalação da CEMIG em Uberlândia, vinculados aos projetos desenvolvimentistas propostos no Brasil. Para se compreender melhor a temática escolhida para esse trabalho, e o que significa o Departamento de Segurança e Prevenção em Acidentes, o segundo capítulo avalia o que é uma empresa no século XX, suas formas de organização do processo de trabalho, as políticas de "valorização" do trabalho e sua vinculação com o desenvolvimento do setor de Segurança e Prevenção de Acidentes. O capítulo ainda trata das políticas de prevenção de acidentes a nível geral e sobre o Departamento de Prevenção em Acidentes de Trabalho dentro da CEMIG. O terceiro capítulo analisa os resultados obtidos dos programas de prevenção, apresentando o conceito de Acidentes de Trabalho para o INSS e o Ministério do Trabalho, fazendo um paralelo entre as estatísticas e alguns depoimentos de funcionários da CEMIG.
Notes: Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU.
Keywords: CEMIG
Companhia Energética de Minas Gerais
Século XX
Uberlândia
Acidentes de trabalho
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Citation: ARAÚJO, Harley de. CEMIG: a questão da segurança e prevenção dos acidentes de trabalho. 2000. 92 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2000.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18731
Issue Date: 2000
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
QuestaoSegurancaPrevenção.pdfTCC8 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.