Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18729
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Poder público e especulação imobiliária: pobreza e miserabilidade na periferia de Uberlândia. (O caso do bairro Jardim Prosperidade - 1989-1999.)
metadata.dc.creator: Costa, Djalma Dias
metadata.dc.contributor.advisor1: Almeida, Antônio de
metadata.dc.contributor.referee1: Almeida, Paulo Roberto de
metadata.dc.contributor.referee2: Alem, Joao Marcos
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho aborda a história do bairro Jardim Prosperidade desde o seu surgimento (1989), até os dias atuais. Discute a questão da miséria, da desigualdade social, da má distribuição dos benefícios públicos e da especulação imobiliária. Nesta pesquisa buscou-se dar voz aos oprimidos que não conseguem espaço na mídia para expor os seus problemas. Isso significa reconhecer a condição de sujeitos daqueles que sofrem com o descaso de seus governantes, mas que mesmo assim trabalham com dignidade. A fonte oral foi bastante explorada. Através dela pretendeu-se ouvir a voz dos moradores do bairro, colocando em evidência a sua condição de sujeitos. Através dos depoimentos buscou-se posicionamentos dos moradores com relação ao poder público e ao grau de compromisso com suas resistências. A documentação escrita utilizada, bastante precária, foi produzida pelos órgãos oficiais: Prefeitura Municipal, DMAE e CEMIG. Assim como atas de reuniões da associação de moradores. Uma pesquisa realizada pela UNIT em conjunto com a pastoral da juventude realizada no bairro em 1999 também foi utilizada, assim como periódicos: O Triângulo, Correio de Uberlândia. Por último, a fotografia para registrar a forma das casas, os postes de iluminação improvisados pelos próprios moradores, o esgoto escorrendo a "céu aberto", as crianças indo buscar água em "pontos" comunitários - onde se instalam uma torneira para pegar água para lavar alimentos, beber e se banhar. O trabalho ficou assim distribuído: no primeiro capítulo buscou-se conhecer como se dá a exclusão social em Uberlândia, quais são os agentes causadores desta segregação que resulta em uma cidade dividida em locais para os ricos e para os pobres. Foi abordado como atua a especulação imobiliária em Uberlândia e qual é a parcela do poder público neste quesito. Foi analisado o surgimento do Bairro Jardim Prosperidade, bairro periférico e totalmente desprovido de infraestrutura básica. Já no segundo capítulo o enfoque maior foi dado às dificuldades enfrentadas pelos moradores, suas lutas, formas de resistência - seu cotidiano.
Notes: Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU.
Keywords: Poder público
Especulação imobiliária
Uberlândia
1989-1999
Miserabilidade
Periferia
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Citation: COSTA, Djalma Dias. Poder público e especulação imobiliária: pobreza e miserabilidade na periferia de Uberlândia. (O caso do bairro Jardim Prosperidade - 1989-1999). 2000. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2000.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18729
Issue Date: 2000
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PoderPublicoEspeculacao.pdfTCC4.67 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.