Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18678
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: O "panoptismo" e o medo como modeladores da sociedade contemporânea: uma reflexão sobre o poder da mídia atuando na vida cotidiana dos uberlandenses
metadata.dc.creator: Marques, Allan Carlos
metadata.dc.contributor.advisor1: Barbosa, Marta Emísia Jacinto
metadata.dc.contributor.referee1: Morais, Sérgio Paulo
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Carlos Meneses de Sousa
metadata.dc.description.resumo: Esta monografia busca problematizar a relação existente na cidade de Uberlândia entre o medo da criminalidade violenta e a transformação no modo de vida das pessoas, que passaram a privilegiar cada vez mais os espaços privados em detrimento do espaço público, fazendo uso cada vez maior de aparatos de segurança como câmeras monitoras, alarmes, cerca elétrica, construindo muros cada vez mais altos, com grades e portões reforçados. Para tanto, partimos de uma análise sobre o termo "panoptismo", tendo como pedra angular dessa discussão o Livro "Vigiar e Punir: nascimento da prisão", de Michel Foucault. Sob essa perspectiva, nossa reflexão consiste na análise das informações de duas fontes: as publicações do Jornal Correio de Uberlândia entre o período de janeiro de 2005 a dezembro de 2009, encontradas no Arquivo Municipal de Uberlândia, e também as estatísticas sobre os índices de criminalidade em Uberlândia entre o período de janeiro de 2005 a setembro de 2009, fornecidas pela Base de dados do Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM) de Minas Gerais da 9ª Região da Polícia Militar (9ª RPM) com sede em nesta cidade. Ao cruzar tais informações, buscamos compreender de que forma o medo da criminalidade e da violência "moldam" a rotina diária de vida das pessoas, e também o porquê as notícias que retratam casos de violência têm uma repercussão tão impactante na sociedade.
Keywords: História
Violência
Medo
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Citation: MARQUES, Allan Carlos. O "panoptismo" e o medo como modeladores da sociedade contemporânea: uma reflexão sobre o poder da mídia atuando na vida cotidiana dos uberlandenses. 2010. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação de História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18678
Issue Date: 2010
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PanoptismoMedoModeladores.pdfTCC7.96 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.