Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18676
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: A formação da umbanda em Uberlândia: um estudo comparativo entre terreiros (1947/2009)
metadata.dc.creator: Cunha, Roberta Lourenço
metadata.dc.contributor.advisor1: Ribeiro Júnior, Florisvaldo Paulo
metadata.dc.contributor.referee1: Ribeiro, Raphael Alberto
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Tadeu Pereira dos
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho é o resultado de uma pesquisa sobre diversas manifestações culturais afro-brasileiras existentes na cidade de Uberlândia. Ela se propõe a iluminar o processo de formação dos terreiros de Umbanda na cidade de Uberlândia-MG, desde seu surgimento até os dias atuais. Com um recorte que abrange a formação da religião na cidade em 1947, com o surgimento do primeiro terreiro de Umbanda, e a década de 1990 a 2009, no qual se delimita a formação e desenvolvimento do segundo terreiro pesquisado. Para atingir os objetivos propostos, e compreender os processos de formação e consolidação dos terreiros, foi estritamente necessário o pesquisador se inserir no espaço pesquisado. Partindo desta metodologia, ele conseguiu informações e acesso a fontes, e desde então foi iniciado o recolhimento de dados, como fotos, gravações de pontos cantados e entrevistas, contando com uma vasta colaboração de fontes orais, que contribuíram para o desenvolvimento de um processo investigativo baseado na vivência dos adeptos da Umbanda. Ele se utilizou dessa vivência e do cotidiano dos estudados para demonstrar seus rituais, cerimônias, e o contexto religioso em si, e com isso contribuiu tanto para o arquivo de informações, quanto para uma análise desse cotidiano que às vezes é caracterizado erroneamente como "coisa do demônio", mas que não passa de uma religião como as outras, que abrange uma aglutinação totalmente rica em símbolos, em detalhes e cerimônias advindas de três tradições: a europeia, a africana e a indígena, que foram agregadas ao longo dos anos, e resultou na Umbanda.
Notes: Resumo criado pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU.
Keywords: Religião
Umbanda
Uberlândia
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Citation: CUNHA, Roberta Lourenço. A formação da umbanda em Uberlândia: um estudo comparativo entre terreiros (1947/2009). 2010. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação de História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18676
Issue Date: 2010
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FormaçãoUmbandaUberlândia.pdfTCC11.49 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.