Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18635
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Diário e memória em Abdias de Cyro dos Anjos
Autor(es): Martins, Angélica Pereira
Primeiro orientador: Araújo, Joana Luiza Muylaert de
Primeiro membro da banca: Nepomuceno, Luis André
Segundo membro da banca: Soares, Leonardo Francisco
Resumo: Esta dissertação tem como proposta fazer uma análise do diário no segundo romance de Cyro dos Anjos: Abdias. Discorremos sobre a construção da escrita ficcional do romance. A princípio, escrevemos sobre a vida e obra do escritor mineiro, nos capítulos seguintes, apresentamos informações a respeito da composição da obra, bem como resumo de seu enredo. O primeiro capítulo explora o conceito de escrita de si, a partir dos estudos de Diana Klinger, Blanchot, Barthes, Foucault e Lejeunne que são utilizados para análise da escrita do diário do personagem Abdias, ressaltando que o narrador faz uso de uma escrita intimista e confessional, estabelecendo um contato estreito com o leitor. No segundo capítulo, os textos de Ecléa Bosi, sobretudo no que diz respeito às considerações do teórico Bergson, auxiliam na compreensão do conceito de memória, sendo possível realizar uma análise da questão memorialística que se apresenta em Abdias, a partir do momento em que o personagem principal percorre as salas do Colégio das Ursulinas na condição de professor de literatura, momento decisivo de sua vida amorosa. A partir dos estudos de Ozíris Borges Filho, Osman Lins, e de Yi-Fu Tuan, compreende-se a noção de espaço e é feita uma análise da obra mostrando o papel de determinados espaços no enredo do romance. Por fim, no terceiro capítulo, a partir do texto “Como terminam os diários?” de Philippe Lejeune, é feita uma análise do término da escrita de Abdias. A escrita de si, memória e espaço são elementos presentes na obra e realçam a relação entre vivere escrever do protagonista. Afinal, Abdias acreditava que muitas vezes “ler ou escrever era mais importante que viver”.
Abstract: This dissertation analyzes the Diary in Abdias, second novel of Cyro dos Anjos. We write about life and work of the writer, which was born in Minas Gerais State, Brazil, primarily; in the following chapters, we present the novel structure, even as its review and plot. The studies of Diana Klinger, Blanchot, Barthes, Foucault and Lejeunne base the first chapter that deals with the concept of self-writing and analyzes the writing of Abdias character´s Diary emphasizing that the narrator uses an intimate and confessional writing to get closer to reader. Ecléa Bosi's texts and her reads of Bergson’s theory compose the second chapter that elucidate the concept of memory and analyze the protagonist, Abdias, memorialistic issue, illustrated by the moment that he goes through the classrooms of Colégio das Ursulinas (School of Ursulinas) as a Literature Teacher, which is the turning point of his loving life. Oziris Borges Filho, Osman Lins and Yi-Fu Tuan works comprehend the notion of space and its function in the novel´s plot. The third chapter works with the text of Philippe Lejeune, “How do diaries end?”, at least, and analyzes how Abdias finish his writings. The self- writing, memory and space are elements present in the book and highlight the protagonist’s relationship with living and writing. After all, Abdias believed that often “reading or writing was more important than living”.
Palavras-chave: Literatura
Anjos, Cyro dos, 1906-1994 - Crítica e interpretação
Literatura brasileira - História e crítica
Abdias - Crítica e interpretação
Anjos, Cyro dos, 1906-1994
Cyro dos Anjos
Abdias
Memória
Escrita de si
Espaço
Memory
Sel-Writing
Space
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras
Referência: MARTINS, Angélica Pereira. Diário e memória em Abdias de Cyro dos Anjos. 2017. 100 f.Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.322
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.322
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18635
Data de defesa: 6-Abr-2017
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Estudos Literários

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DiarioMemoriaAbdias.pdf1.1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.