Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18635
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Martins, Angélica Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2017-05-16T11:10:11Z | - |
dc.date.available | 2017-05-16T11:10:11Z | - |
dc.date.issued | 2017-04-06 | - |
dc.identifier.citation | MARTINS, Angélica Pereira. Diário e memória em Abdias de Cyro dos Anjos. 2017. 100 f.Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.322 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18635 | - |
dc.description.abstract | This dissertation analyzes the Diary in Abdias, second novel of Cyro dos Anjos. We write about life and work of the writer, which was born in Minas Gerais State, Brazil, primarily; in the following chapters, we present the novel structure, even as its review and plot. The studies of Diana Klinger, Blanchot, Barthes, Foucault and Lejeunne base the first chapter that deals with the concept of self-writing and analyzes the writing of Abdias character´s Diary emphasizing that the narrator uses an intimate and confessional writing to get closer to reader. Ecléa Bosi's texts and her reads of Bergson’s theory compose the second chapter that elucidate the concept of memory and analyze the protagonist, Abdias, memorialistic issue, illustrated by the moment that he goes through the classrooms of Colégio das Ursulinas (School of Ursulinas) as a Literature Teacher, which is the turning point of his loving life. Oziris Borges Filho, Osman Lins and Yi-Fu Tuan works comprehend the notion of space and its function in the novel´s plot. The third chapter works with the text of Philippe Lejeune, “How do diaries end?”, at least, and analyzes how Abdias finish his writings. The self- writing, memory and space are elements present in the book and highlight the protagonist’s relationship with living and writing. After all, Abdias believed that often “reading or writing was more important than living”. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Anjos, Cyro dos, 1906-1994 - Crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject | Literatura brasileira - História e crítica | pt_BR |
dc.subject | Abdias - Crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject | Anjos, Cyro dos, 1906-1994 | pt_BR |
dc.subject | Cyro dos Anjos | pt_BR |
dc.subject | Abdias | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | Escrita de si | pt_BR |
dc.subject | Espaço | pt_BR |
dc.subject | Memory | pt_BR |
dc.subject | Sel-Writing | pt_BR |
dc.subject | Space | pt_BR |
dc.title | Diário e memória em Abdias de Cyro dos Anjos | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Araújo, Joana Luiza Muylaert de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787849P4 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Nepomuceno, Luis André | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4732945D0 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Soares, Leonardo Francisco | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767424H4 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4881099A6 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação tem como proposta fazer uma análise do diário no segundo romance de Cyro dos Anjos: Abdias. Discorremos sobre a construção da escrita ficcional do romance. A princípio, escrevemos sobre a vida e obra do escritor mineiro, nos capítulos seguintes, apresentamos informações a respeito da composição da obra, bem como resumo de seu enredo. O primeiro capítulo explora o conceito de escrita de si, a partir dos estudos de Diana Klinger, Blanchot, Barthes, Foucault e Lejeunne que são utilizados para análise da escrita do diário do personagem Abdias, ressaltando que o narrador faz uso de uma escrita intimista e confessional, estabelecendo um contato estreito com o leitor. No segundo capítulo, os textos de Ecléa Bosi, sobretudo no que diz respeito às considerações do teórico Bergson, auxiliam na compreensão do conceito de memória, sendo possível realizar uma análise da questão memorialística que se apresenta em Abdias, a partir do momento em que o personagem principal percorre as salas do Colégio das Ursulinas na condição de professor de literatura, momento decisivo de sua vida amorosa. A partir dos estudos de Ozíris Borges Filho, Osman Lins, e de Yi-Fu Tuan, compreende-se a noção de espaço e é feita uma análise da obra mostrando o papel de determinados espaços no enredo do romance. Por fim, no terceiro capítulo, a partir do texto “Como terminam os diários?” de Philippe Lejeune, é feita uma análise do término da escrita de Abdias. A escrita de si, memória e espaço são elementos presentes na obra e realçam a relação entre vivere escrever do protagonista. Afinal, Abdias acreditava que muitas vezes “ler ou escrever era mais importante que viver”. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Letras | pt_BR |
dc.sizeorduration | 100 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.322 | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 81765764 | - |
dc.crossref.doibatchid | d27cfffb-a7eb-43e8-845c-9cb5fa78d387 | - |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Estudos Literários |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DiarioMemoriaAbdias.pdf | 1.1 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.