Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18635
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMartins, Angélica Pereira-
dc.date.accessioned2017-05-16T11:10:11Z-
dc.date.available2017-05-16T11:10:11Z-
dc.date.issued2017-04-06-
dc.identifier.citationMARTINS, Angélica Pereira. Diário e memória em Abdias de Cyro dos Anjos. 2017. 100 f.Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.322pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18635-
dc.description.abstractThis dissertation analyzes the Diary in Abdias, second novel of Cyro dos Anjos. We write about life and work of the writer, which was born in Minas Gerais State, Brazil, primarily; in the following chapters, we present the novel structure, even as its review and plot. The studies of Diana Klinger, Blanchot, Barthes, Foucault and Lejeunne base the first chapter that deals with the concept of self-writing and analyzes the writing of Abdias character´s Diary emphasizing that the narrator uses an intimate and confessional writing to get closer to reader. Ecléa Bosi's texts and her reads of Bergson’s theory compose the second chapter that elucidate the concept of memory and analyze the protagonist, Abdias, memorialistic issue, illustrated by the moment that he goes through the classrooms of Colégio das Ursulinas (School of Ursulinas) as a Literature Teacher, which is the turning point of his loving life. Oziris Borges Filho, Osman Lins and Yi-Fu Tuan works comprehend the notion of space and its function in the novel´s plot. The third chapter works with the text of Philippe Lejeune, “How do diaries end?”, at least, and analyzes how Abdias finish his writings. The self- writing, memory and space are elements present in the book and highlight the protagonist’s relationship with living and writing. After all, Abdias believed that often “reading or writing was more important than living”.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectAnjos, Cyro dos, 1906-1994 - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectLiteratura brasileira - História e críticapt_BR
dc.subjectAbdias - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectAnjos, Cyro dos, 1906-1994pt_BR
dc.subjectCyro dos Anjospt_BR
dc.subjectAbdiaspt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectEscrita de sipt_BR
dc.subjectEspaçopt_BR
dc.subjectMemorypt_BR
dc.subjectSel-Writingpt_BR
dc.subjectSpacept_BR
dc.titleDiário e memória em Abdias de Cyro dos Anjospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Araújo, Joana Luiza Muylaert de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787849P4pt_BR
dc.contributor.referee1Nepomuceno, Luis André-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4732945D0pt_BR
dc.contributor.referee2Soares, Leonardo Francisco-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767424H4pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4881099A6pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação tem como proposta fazer uma análise do diário no segundo romance de Cyro dos Anjos: Abdias. Discorremos sobre a construção da escrita ficcional do romance. A princípio, escrevemos sobre a vida e obra do escritor mineiro, nos capítulos seguintes, apresentamos informações a respeito da composição da obra, bem como resumo de seu enredo. O primeiro capítulo explora o conceito de escrita de si, a partir dos estudos de Diana Klinger, Blanchot, Barthes, Foucault e Lejeunne que são utilizados para análise da escrita do diário do personagem Abdias, ressaltando que o narrador faz uso de uma escrita intimista e confessional, estabelecendo um contato estreito com o leitor. No segundo capítulo, os textos de Ecléa Bosi, sobretudo no que diz respeito às considerações do teórico Bergson, auxiliam na compreensão do conceito de memória, sendo possível realizar uma análise da questão memorialística que se apresenta em Abdias, a partir do momento em que o personagem principal percorre as salas do Colégio das Ursulinas na condição de professor de literatura, momento decisivo de sua vida amorosa. A partir dos estudos de Ozíris Borges Filho, Osman Lins, e de Yi-Fu Tuan, compreende-se a noção de espaço e é feita uma análise da obra mostrando o papel de determinados espaços no enredo do romance. Por fim, no terceiro capítulo, a partir do texto “Como terminam os diários?” de Philippe Lejeune, é feita uma análise do término da escrita de Abdias. A escrita de si, memória e espaço são elementos presentes na obra e realçam a relação entre vivere escrever do protagonista. Afinal, Abdias acreditava que muitas vezes “ler ou escrever era mais importante que viver”.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letraspt_BR
dc.sizeorduration100pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.322pt_BR
dc.orcid.putcode81765764-
dc.crossref.doibatchidd27cfffb-a7eb-43e8-845c-9cb5fa78d387-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Estudos Literários

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DiarioMemoriaAbdias.pdf1.1 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.