Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18627
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Os Mutantes: da ressignificação do rock no Brasil do final da década de 1960 (1968-1969) ao retorno da mutação (2006)
metadata.dc.creator: Oliveira, Kenedy Machado de
metadata.dc.contributor.advisor1: Carmo, Maria Andréa Angelotti
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Elmiro Lopes da
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Tadeu Pereira dos
metadata.dc.description.resumo: A presente monografia apresenta a trajetória da banda de Rock Os Mutantes como sendo um dos importantes expoentes do movimento tropicalista do final da década de 1960 (1968-1969), assim como ressaltar a importância deste movimento dentro de um cenário de repressão e luta armada oriundos do período em questão. Nesse caminho abordarei a fase inicial da banda destacando as importantes e ousadas performances do conjunto que. influenciado por um viés psicodélico da contracultura estrangeira desafiava o "conservadorismo acústico'' da MPB que repudiava o furor distorcido da banda e as colagens e montagens do Tropicalismo como um todo. Dada a importância do movimento tropicalista e sua repercussão mundial, em 2006 fora promovido em Londres uma homenagem ao movimento e seus idealizadores, sendo Os Mutantes convidados para abrilhantar o evento. A banda não se reunia com seus integrantes originais: Rita Lee e os irmãos Arnaldo Batista e Sérgio Dias Batista desde 1973. Mesmo não contando com a presença de Rita Lee, os irmãos Arnaldo e Sérgio, juntamente com o baterista Oinho Leme e a cantora Zélia Duncan substituindo Rita, não só participam do evento, como gravam o show em um DVD que consegue sintetizar bem a carreira da banda e, como o próprio nome da banda sugere, dão continuidade a mutação, agora com outra roupagem, contudo sem perder o "feeling" e a qualidade que fizeram destes músicos uma importante referência do cenário musical brasileiro.
Keywords: Mutantes
Rock no Brasil
Movimento Tropicalista
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Citation: OLIVEIRA, Kenedy Machado de. Os Mutantes: da ressignificação do rock no Brasil do final da década de 1960 (1968-1969) ao retorno da mutação (2006). 2010. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18627
Issue Date: 2010
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MutantesRessignificaçãoRock.pdfTCC7.61 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.