Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18574
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: "Pelo bem do Brasil". A cruzada dos integralistas no Estado Novo
metadata.dc.creator: Miranda, Gustavo Felipe
metadata.dc.contributor.advisor1: Paula, Dilma Andrade de
metadata.dc.contributor.referee1: Almeida, Paulo Roberto de
metadata.dc.contributor.referee2: Almeida, Antônio de
metadata.dc.description.resumo: Esse trabalho tem como objetivo analisar o papel desempenhado pelo integralismo durante o Estado Novo. Para isso utilizo uma organização denominada Cruzada Juvenil da Boa Imprensa, fundada por integralistas no ano de 1940. Busco compreender como esses integralistas se organizaram após a proibição do funcionamento da Ação Integralista Brasileira em dezembro de 1937. Para a realização dessa pesquisa contei com o corpo documental localizado no APERJ (Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro) e no CPDOC (Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil). No APERJ, consultei o arquivo da polícia política getulista, mais precisamente o da DESPS (Delegacia Especial de Segurança Política e Social), onde a partir de dossiês produzidos por esse órgão verifiquei como os membros da Cruzada Juvenil da Boa Imprensa se organizavam e o conteúdo de suas reuniões. No CPDOC, os documentos na qual tive contato se referiam a comunicações de Plínio Salgado (chefe integralista) como os seus correligionários e com Getúlio Vargas, estes me proporcionaram uma análise sobre a posição política de Plínio Salgado frente a Vargas. Pautado nessas fontes também analisei as disputas por projetos nacionalistas e o papel da conjuntura internacional na política brasileira.
Notes: Palavras-chave criadas pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU.
Keywords: Integralistas
Cruzada Juvenil da Boa Imprensa
Brasil
Estado Novo
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Citation: MIRANDA, Gustavo Felipe. "Pelo bem do Brasil". A cruzada dos integralistas no Estado Novo 2005. 104 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2005.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18574
Issue Date: 2005
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BemBrasilCruzada.pdfTCC6.34 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.