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Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: A História no nível médio. Preparação para a cidadania ou para ingresso na universidade?
Autor(es): Santos, Eronildes Manoel dos
Primeiro orientador: Almeida, Maria de Fátima Ramos de
Primeiro membro da banca: Floresta, Leila
Segundo membro da banca: Freitas, Sheille Soares de
Resumo: A intenção deste trabalho é trazer para o debate a relação entre o discurso do ensino de História (capacitar o aluno para ler o seu entorno social e produzir conhecimento, ter uma ação política consciente e um olhar crítico sobre o mundo) e a sua prática no Ensino Médio (aulas em sua quase totalidade expositivas, onde o aluno é apenas um objeto a ser moldado). Propõe também uma reflexão a respeito do vestibular: não seria ele o único motivo pelo qual a maioria dos alunos no Ensino Médio se dispõe a assistir as aulas de História? Aqueles que não têm o vestibular como objetivo assistem por prazer ou como uma obrigação enfadonha? Preparar os alunos para a cidadania ou para o ingresso na universidade? Como lidar com a relação vestibular/capacidade crítica dos alunos? É possível conciliar as duas coisas? Como o ensino dessa disciplina é visto por professores e alunos do Ensino Médio na rede pública e privada? No primeiro capítulo fiz um breve comentário acerca da trajetória do ensino de História no Brasil. No segundo capítulo relatei como a escola foi vista por alguns teóricos e como é vista hoje por alguns educadores. O terceiro capítulo trata da formação de professores: sua concepção de História, o que espera dos seus alunos e, em consequência disto, que postura adota em sala de aula. Finalmente, no quarto capítulo, trato da questão do vestibular: sua origem e sua influência tanto no conteúdo do programa de História quanto nas expectativas dos pais, alunos e professores, além de expor o que os alunos entrevistados esperam e pensam a respeito da disciplina de História. Apesar da ausência de um capítulo dedicado ao aluno, sua presença perpassa todo o trabalho, pois sem ele não haveria razão de ser da escola, do professor e mesmo do vestibular.
Palavras-chave: Ensino
História
Vestibular
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SANTOS, Eronildes Manoel dos. A História no nível médio. Preparação para a cidadania ou para ingresso na universidade? 2005. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2005.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18571
Data de defesa: 2005
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